Durante o século 20 , os sistemas operacionais Windows e Macintosh ( OS ) efetivamente alcançou DOS para quase todos os usuários de computador em casa . No entanto , isto não foi sempre o caso. Muitos programas apareceu originalmente apenas em DOS ou com uma versão DOS viável. WordPerfect é um exemplo proeminente . Embora a Microsoft lançou a última versão do MS -DOS , em 1994 , o Windows deve muito de sua funcionalidade para a existência de DOS. O que é DOS?
DOS é um acrônimo que significa para o sistema operacional em disco. O nome original era o MS -DOS , que também é uma sigla, com o MS ser uma abreviatura para a Microsoft. DOS foi desenvolvido como o SO original para computadores compatíveis com IBM em 1981. É um programa compacto que requer limitada memória convencional , e quase sem recursos de vídeo ou drivers . No entanto , o MS- DOS é um programa de 16 bits , com limitada capacidade gráfica. Ele também não suporta usuários multitple ou multitarefa.
Que é o Windows ?
Windows é uma interface gráfica do usuário (GUI) baseada programa. Difere do DOS em que o DOS requer entradas de linha de comando para execução. Do Windows, por outro lado , oferece um meio aparentemente de fácil utilização para o usuário executar comandos através de cliques do mouse e opções de menu , em vez de comandos de linha de comando . No entanto, versões anteriores do Windows eram dependentes DOS para operar. Versões mais recentes do Windows não compartilhava dessa dependência , embora tenha permitido que os usuários executem comandos limitado DOS.
Demandas de recursos do sistema
Iniciando -se um sistema de em dOS é muito menos exigente em recursos de um computador . Isso é por causa da simplicidade comparativa e compacidade de DOS , em oposição ao Windows. Executando Diagnósticos DOS é muito mais provável para divulgar as principais falhas com o computador sem o risco de falha do sistema ou de outra forma interferir com o funcionamento básico do computador. Por outro lado , é improvável que inicializar o Windows se falhas graves estão presentes dentro de OS do computador.
Registro e trocar arquivos
Windows também difere do DOS em seu uso de um registro, troca de arquivos e arquivos temporários, em inicialização e na continuação do funcionamento do computador. Como resultado , os programas do Windows podem ser muito difíceis de apagar manualmente. Número excessivo de arquivos temporários e fragmentos de arquivos também podem causar Windows para executar lentamente ou até mesmo deixar de funcionar . DOS usa nenhum desses recursos, em vez utilizando um sistema de diretório, com os programas contidos totalmente dentro de um diretório específico, com subdiretórios , se necessário.
DR-DOS/OpenDOS projeto de aumento de
O projeto de aumento de DR-DOS/OpenDOS pretende desenvolver DR- dOS ( Research dOS digital) como um sistema operacional de código aberto com um conjunto viável de programas. O projeto começou em 2002 e continuou , mesmo como o DOS foi adquirido por um novo proprietário, Devicelogics , que desenvolveu uma nova versão do DR -DOS para o mercado de sistemas embarcados . Um grande número de programas também foram desenvolvidos em relação a este projeto, incluindo os navegadores e programas que permitem aos usuários ver filmes da Internet.