Windows 2000 Server integra tecnologias que anteriormente tinha sido desarticulada , tais como a capacidade de servir páginas da Web, gerenciamento de usuários em grandes grupos e adicionar funcionalidade para serviços de rede usando scripts e codificação. O sistema operacional também permite que os administradores de rede para tirar proveito de tecnologias de segurança emergentes e oferece uma variedade de ferramentas baseadas em assistentes para simplificar os processos de outra forma complexos. Internet Information Server 5.0
Windows 2000 Server introduziu Internet Information Server 5.0 , que oferecia vantagens significativas em relação à tecnologia anterior . IIS 5.0, o componente do Windows Server 2000 que permite que o servidor para hospedar sites , o aumento da disponibilidade de páginas da Web servidas pela promoção do cumprimento de uma ampla gama de navegadores que as versões anteriores do IIS. IIS apoiado tecnologias emergentes, como HTTP 1.1 padrão, que define as normas para HTML, a linguagem usada para transmitir dados através da Internet. IIS 5.0 também apoiou CGI , que permite conexões de banco de dados , scripts e outros tipos de interatividade em servidores web. Por questões de segurança , o IIS 5.0 oferece suporte refinado para SSL, a tecnologia que permite conexões seguras entre um navegador e um servidor Web e, portanto, ajudou a promover a viabilidade das transações de comércio eletrônico .
Active Server Pages
Windows 2000 Server introduziu suporte para Active Server Pages (ASP). Tecnologia ASP, de propriedade da Microsoft , permitiu que as páginas da Web altamente interativas , tanto para uso dentro de uma rede Windows 2000 Server e para uso em sites externos. Tecnologia ASP, suportado no IIS 5.0 , desde a criação de scripts e uma estrutura de codificação que integrou tanto com o servidor ' s tecnologia e com os navegadores da Microsoft em sistemas operacionais cliente Microsoft , como o Windows 2000 Professional. A rápida adoção do ASP contribuiu para a proliferação de sites interativos que permitiam aos usuários realizar pesquisas on-line , criar diálogos interativos em fóruns e acessar dados contidos em bancos de dados conectados à web.
Active Directory
Gerenciando conexões de rede internos, incluindo contas de usuários, computadores clientes e hardware de rede compartilhada , como impressoras e roteadores de rede, caiu sob a alçada do Active Directory com a introdução do Windows 2000 Server. Bancos de dados do Active Directory permitiu que os administradores de rede para controlar permissões e acessibilidade para todos os objetos de rede, e criou modelos reutilizáveis , conhecidas como grupos, para que os administradores podem adicionar conjuntos inteiros de usuários a uma rede através da aplicação de permissões pré-definidas e as restrições de acesso aos novos usuários simplesmente adicionar o novo usuário ao grupo apropriado. Da mesma forma , o Active Directory permitiu que os administradores de rede para ter uma visão holística dos objetos de rede dentro de uma determinada sub-rede ou domínio. Com o Active Directory, um administrador de rede pode ver facilmente as relações entre objetos, como ver quais grupos de usuários tiveram permissão para acessar servidores ou pastas específicas em um servidor.