Microsoft Windows contém o built-in Firewall do Windows para ajudar a reforçar a segurança da rede . Utilizando a Política de Grupo , é possível configurar as configurações do firewall consistentes sobre um grande grupo de computadores dentro de um Active Directory. Windows XP SP2
Para controlar o Firewall do Windows no Microsoft Windows XP com Service Pack 2, ou SP2, instalado, abra o Editor de Objeto de Diretiva de Grupo em um computador cliente executando o Microsoft Windows XP SP2. Instale o snap-in para o Firewall do Windows para cada Objeto de Diretiva de Grupo , ou GPO, que deve ser configurado. Depois que isso for concluído , haverá várias configurações disponíveis para configuração , como habilitar o Firewall do Windows em todos os computadores e as exceções de firewall.
Outras versões do Windows
O processo para configurar o Firewall do Windows GPO difere em versões do Microsoft Windows que são mais recentes do que o Windows XP SP2. Abra o Editor de Gerenciamento de Diretiva de Grupo a partir de um computador servidor. Na seção Configurações de segurança em " Configuração do computador - Configurações do Windows ", há uma seção chamada "Firewall do Windows com Segurança Avançada. " Três perfis diferentes , domínio privado e público, pode ser configurado . Isso garante que o comportamento diferente do Firewall do Windows podem ser especificados , dependendo do ambiente que o computador cliente está conectado.
Versões antigas do Windows
versões
do Microsoft Windows XP que são mais velhos do que o nível de Service Pack 2 não contêm o Firewall do Windows. Eles contêm um antecessor chamado Firewall de conexão com a Internet. Essas versões do Microsoft Windows são muito limitados em que recursos do firewall pode ser controlado através de Group Policy . A única opção é habilitar ou desabilitar o firewall.