A RAM máxima suportada pelo Windows XP depende oficialmente da versão (32 bits vs. 64 bits) e se o sistema está usando PAE (extensão de endereço físico):
*
Windows XP de 32 bits sem PAE: O máximo é
4 gb . No entanto, mesmo com 4 GB instalados, uma parcela significativa pode não ser utilizável devido a limitações do esquema de endereçamento de memória. Você provavelmente veria apenas cerca de 3,25 GB ou menos utilizável na prática.
*
Windows XP de 32 bits com PAE: Isso aumenta a memória * endereçável *, mas o limite utilizável prático permanece abaixo de 4 GB. Você pode ver uma quantidade um pouco maior de RAM utilizável do que sem PAE, mas ela ainda será limitada. Exatamente quanta memória utilizável você vê dependerá de hardware e outros fatores.
*
Windows XP de 64 bits: As versões de 64 bits do Windows XP são extremamente raras. Se você tivesse um, os limites de memória seriam muito maiores, provavelmente semelhantes a outros sistemas operacionais de 64 bits da época. No entanto, o XP de 64 bits é quase inédito de ambientes de servidores altamente especializados.
Memória recomendada para Windows XP: A quantidade recomendada de RAM para o Windows XP foi bastante baixa pelos padrões atuais. Uma quantidade razoável teria sido considerada
512 Mb a 1 GB para desempenho aceitável. 2 GB podem ter sido considerados um luxo, e qualquer coisa acima que geralmente era desnecessária e improvável que melhore significativamente o desempenho, a menos que execute aplicativos muito intensivos para a memória. O aumento da memória além da quantidade recomendada melhoraria apenas o desempenho em situações muito específicas, como executar conjuntos de dados muito grandes ou inúmeros aplicativos simultaneamente. Lembre -se de que isso se refere à tecnologia disponível na época.