Para instalar o DOS, siga estas etapas:
Etapa 1:Preparando o computador host: 1. Certifique-se de que seu computador tenha um Intel x86 funcional ou CPU compatível.
2. Conecte seu computador a uma fonte de alimentação e conecte um teclado e um monitor.
3. Insira um disco de instalação inicializável do DOS ou uma unidade USB na unidade apropriada.
Etapa 2:Inicializando o sistema: 1. Ligue o seu computador. Certifique-se de que as configurações do BIOS estejam configuradas para inicializar a partir do disco de instalação ou unidade USB inserido.
2. O sistema começará a carregar os arquivos DOS iniciais da mídia de instalação.
Etapa 3:Instalação do DOS: 1. Depois que os arquivos iniciais forem carregados, você verá um menu de instalação do DOS baseado em texto.
2. Selecione a opção “Instalar MS-DOS”.
3. Siga as instruções na tela para definir os parâmetros necessários, como data do sistema, hora e número de unidades de disco.
4. Confirme suas seleções para iniciar o processo de instalação.
Etapa 4:Selecionando a unidade de instalação: 1. Escolha o disco rígido ou dispositivo de armazenamento onde deseja instalar o DOS.
2. Se solicitado, selecione o esquema de partição apropriado, “FAT16” ou “FAT32”.
Etapa 5:Copiando arquivos: 1. O processo de instalação copiará todos os arquivos de sistema DOS necessários para a unidade selecionada.
Etapa 6:Configuração do sistema: 1. Assim que a cópia do arquivo for concluída, o sistema solicitará que você defina configurações adicionais, como mouse, impressora e opções de rede.
2. Insira as informações necessárias para configurar esses recursos (se disponíveis).
Etapa 7:Finalizando a instalação: 1. Revise o resumo das opções de instalação selecionadas.
2. Prossiga para a fase final de instalação selecionando a opção apropriada.
Etapa 8:Reinicialização do sistema: 1. Assim que a instalação terminar, o sistema solicitará que você reinicie o computador.
Etapa 9:Inicializando no DOS: 1. Após a reinicialização, o sistema carregará o sistema operacional DOS recém-instalado.
2. Você verá a interface de linha de comando (CLI) do DOS exibida na tela.
3. A partir daqui, você pode começar a usar o DOS para executar diversas tarefas, como criar diretórios, copiar arquivos e executar programas de software compatíveis com DOS.
Lembre-se de que o DOS é um sistema operacional desatualizado e seu uso diminuiu significativamente ao longo dos anos. Os computadores de hoje geralmente usam sistemas operacionais mais avançados, como distribuições Windows, macOS ou Linux, que oferecem uma experiência mais amigável e maior compatibilidade de software.