Microsoft introduziu um novo conjunto de recursos de política de grupo com o lançamento do Windows XP. Diretiva de Grupo no XP continha o mesmo conjunto de funções como as do sistemas operacionais anteriores do Windows 2000, mas incluiu cerca de 200 novas configurações , alguns específicos para XP. Entre o grupo XP atualizações de políticas eram arquivos de modelos administrativos para as configurações do sistema do núcleo , NetMeeting, Windows Media e Internet Explorer. Políticas Função
Grupo permitem que um administrador para limitar as ações de um usuário e acesso . Por razões de segurança , um administrador pode usar políticas de grupo para impedir que um usuário executar arquivos executáveis não autorizadas. Da mesma forma, um administrador pode limitar ou bloquear o acesso de um usuário a áreas específicas de uma rede.
Acesso
usuários do Windows XP pode acessar e visualizar as políticas de grupo relacionado com a sua sistema usando o Group Policy Management Console (GPMC) , um snap -in. O GPMC fornece uma visão gráfica das políticas , ou objetos , e permite ao usuário realizar ações como backup e restauração de políticas e importação e exportação de objetos de diretiva de grupo individuais.
Tipos
Para sistemas Windows XP, os administradores podem definir diferentes tipos de políticas de grupo , tais como políticas adotadas por meio do Active Directory e políticas adotadas localmente. As políticas do Grupo decretadas através do Active Directory pode ser granular e específicas do usuário , aplicando-se a qualquer sistema que faz parte do Active Directory. No entanto, as políticas de grupo locais no Windows XP não pode aplicar exclusivamente a utilizadores individuais; . Essa funcionalidade torna-se disponível em sistemas operacionais a partir do Windows Vista
Limitações
definições de política de grupo que restringir a atividade de um usuário pode ser limitada em sua eficácia , dependendo de como a restrição é aplicada. Se um administrador procura impedir um usuário de usar um determinado recurso em um aplicativo de software, o administrador pode definir a opção de não estar disponível através da interface de usuário do aplicativo . Nesse caso , o produto não estaria disponível , por exemplo , num menu suspenso . No entanto, isso não iria impedir que o usuário utilizar o recurso , acessando -lo em um nível mais baixo do que a interface do usuário, como por meio de uma linha de comando.
Requisitos
usuários do Windows XP que desejam executar o GPMC para rever as políticas de grupo para o seu sistema deve ter acesso de administrador e deve instalar o framework. NET , bem como Service Pack 1.