ROM significa
Memória somente leitura . É um tipo de memória não volátil, o que significa que mantém seu conteúdo, mesmo quando a energia é desligada. Os dados são permanentemente armazenados na ROM durante o processo de fabricação e só podem ser lidos, não gravados para (ou pelo menos, não facilmente ou normalmente).
Exemplos de uso da ROM: *
firmware: As instruções básicas de software necessárias para inicializar um computador ou outro dispositivo. Isso inclui o BIOS (sistema básico de entrada/saída) em um computador ou na ROM de inicialização em outros dispositivos. Esses programas controlam funções muito básicas, como inicializar o hardware e carregar o sistema operacional.
*
Drivers de dispositivo: Alguns drivers de dispositivo muito básicos podem ser armazenados na ROM, principalmente em sistemas incorporados.
*
Cartuchos de jogo (Retro Gaming): Os cartuchos clássicos de videogame armazenaram o programa e os dados do jogo em chips ROM.
*
sistemas incorporados: A ROM é frequentemente usada em sistemas incorporados (como os de aparelhos ou carros) para armazenar programas de controle que não precisam ser alterados.
*
BIOS/UEFI: Como mencionado acima, o software fundamental do sistema responsável por inicializar o sistema operacional do seu computador é armazenado na ROM.
A principal diferença entre ROM e RAM (memória de acesso aleatória) é que a RAM é volátil (perde seus dados quando a energia está desativada) e é usada para armazenamento e processamento temporário, enquanto a ROM não é volátil e mantém instruções e dados permanentes.