Não há uma resposta definitiva única para quantas linhas de código estão no sistema operacional Linux. Aqui está o porquê:
*
Linux é um kernel, não um os: Linux é o kernel, o núcleo do sistema operacional. Uma distribuição completa do Linux * * (como Ubuntu, Fedora, Debian etc.) inclui o kernel * mais * Muitos outros componentes:utilitários de sistemas, bibliotecas, ambientes de mesa (Gnome, KDE, etc.), aplicativos e muito mais. A contagem de linhas de código para toda a distribuição seria um empreendimento maciço, com um resultado muito variável, dependendo da distribuição e de seus pacotes incluídos.
*
Mudando constantemente: A base de código está constantemente evoluindo com novos recursos, correções de bugs e atualizações. Qualquer contagem estaria imediatamente desatualizada.
*
Definição de "linha de código": O que constitui uma "linha de código" é subjetiva. Linhas em branco, comentários e estilos de codificação diferentes afetam a contagem.
*
Métodos de contagem diferentes: Existem várias ferramentas e técnicas para contar linhas de código e elas podem produzir resultados diferentes.
Embora você possa encontrar estimativas para o tamanho do próprio kernel do Linux (em termos de linhas de código), não é muito significativo, pois o número está constantemente mudando e não refletia o tamanho completo de um sistema operacional baseado em Linux utilizável. É mais útil pensar no tamanho em termos do tamanho total dos repositórios de código -fonte, que estão nas dezenas ou centenas de milhões de linhas, dependendo do que está incluído (Kernel Plus Aplicações).