O número de conchas que podem ser executadas simultaneamente no Linux não é limitado por um número fixo como uma contagem máxima de processos. Em vez disso, é limitado pelos recursos do sistema disponíveis:
*
memória (RAM): Cada processo de shell consome memória. Se você tentar abrir tantas conchas que o sistema fica sem RAM, o desempenho degradará severamente e o sistema poderá se tornar sem resposta ou falhar. A troca de disco desacelerará drasticamente as coisas.
*
CPU: As conchas, embora relativamente leves, ainda requerem tempo da CPU para ser executado. Muitas conchas levarão à contenção da CPU e à desaceleração.
*
Descritores de arquivo: Cada shell e os processos que ele executa podem usar descritores de arquivos. Há um limite para quantos descritores de arquivos um sistema e um usuário podem abrir simultaneamente. Exceder esse limite resultará em erros. Este limite é configurável (`ulimit -n`).
*
Configuração do sistema: Os administradores do sistema podem definir limites para o número de processos que um único usuário pode ter.
Em suma, você pode executar muitas conchas simultaneamente, mas o limite prático é determinado pelos recursos do seu sistema e sua configuração, não um número codificado. Você atingirá as restrições de recursos muito antes de atingir qualquer limite teórico do número de conchas.