Comando: Um comando é um programa executado pelo sistema operacional. Normalmente é invocado digitando seu nome seguido de quaisquer argumentos necessários. Por exemplo, o comando “ls” lista os arquivos no diretório atual.
Utilitário: Um utilitário é um programa que executa uma tarefa específica. Normalmente é usado em conjunto com outros comandos para realizar uma tarefa mais complexa. Por exemplo, o utilitário “grep” procura um padrão especificado em um arquivo.
Principais diferenças: * Os comandos são normalmente executados digitando seu nome seguido de quaisquer argumentos necessários, enquanto os utilitários são normalmente usados em conjunto com outros comandos para realizar uma tarefa mais complexa.
* Os comandos são geralmente mais poderosos que os utilitários e oferecem mais controle sobre o sistema operacional. Os utilitários, por outro lado, são normalmente mais simples de usar e requerem menos conhecimento do sistema operacional.
* Alguns exemplos comuns de comandos incluem:“ls”, “cd”, “mkdir” e “rm”. Alguns exemplos comuns de utilitários incluem:“grep”, “sed” e “awk”.