Em shells Unix, diversas variáveis de ambiente são frequentemente usadas. Essas variáveis contêm informações sobre o usuário atual, configurações do sistema e ambiente shell. Aqui estão algumas variáveis de shell comuns:
1.
$USUÁRIO :esta variável armazena o nome de usuário do usuário atual.
2.
$HOME :esta variável armazena o diretório inicial do usuário atual.
3.
$PATH :Esta variável contém uma lista de diretórios onde o shell procurará por arquivos executáveis.
4.
$PWD :esta variável armazena o diretório de trabalho atual do shell.
5.
$SHELL :esta variável armazena o caminho para o executável do shell atual.
6.
$TERMO :esta variável armazena o tipo de terminal usado pelo shell.
7.
$PS1 :esta variável controla o prompt do shell primário. Ele pode ser personalizado para exibir informações adicionais, como nome de usuário, nome do host e diretório atual.
8.
$PS2 :esta variável controla o prompt do shell secundário. Geralmente é usado em cenários de entrada de comando multilinha.
9.
$IFS :esta variável especifica o separador de campo interno usado na divisão da entrada da linha de comando em palavras.
10.
$EDITOR :esta variável armazena o editor de texto preferido do usuário. Se definido, será usado por comandos como 'vi', 'emacs', etc., para abrir um arquivo para edição.
Essas variáveis de ambiente podem ser definidas, modificadas ou exibidas usando os comandos 'export', 'set' e 'env' na maioria dos shells Unix. O comportamento específico e a interpretação dessas variáveis podem variar ligeiramente entre diferentes implementações de shell (por exemplo, Bash, Zsh, ksh).