A desvantagem da "instalação direta" depende muito do contexto. "Instalação direta" não é um termo único e universalmente definido. Pode se referir a muitas coisas diferentes, incluindo:
*
Instalação do software: A instalação diretamente de software de uma fonte não confiável aumenta o risco de infecção por malware. Ignora as lojas de aplicativos ou canais oficiais que fornecem algum nível de verificação de segurança.
*
Instalação de hardware: A instalação diretamente de hardware (sem aterramento adequado, precauções antiestáticas etc.) pode danificar os componentes ou o sistema em que estão sendo instalados. Isto é especialmente verdadeiro para eletrônicos sensíveis. A instalação inadequada também pode levar à instabilidade ou mau funcionamento do sistema.
*
encanamento ou trabalho elétrico: A instalação direta sem permissões ou adesão adequadas aos códigos de construção pode levar a riscos de segurança, repercussões legais e garantias de anulação.
*
Gerenciamento de projetos: Atribuir diretamente uma tarefa a um membro da equipe sem briefing, planejamento ou alocação de recursos adequados pode levar a atrasos, erros e trabalho de baixa qualidade.
Em geral, a principal desvantagem da instalação direta (qualquer que seja o seu contexto) é o
maior risco de erro, danos e vulnerabilidades de segurança devido à falta de etapas intermediárias ou salvaguardas. Essas etapas intermediárias geralmente fornecem:
*
Verificação: Verificação da compatibilidade, segurança e configuração adequada.
*
Validação: Testando a instalação antes da implantação.
*
Segurança: Usando canais confiáveis ou empregando medidas de segurança.
*
Documentação: Gravando o processo de instalação para solução de problemas ou referência futura.
Para dar uma resposta mais específica, esclareça a que tipo de "instalação direta" você está se referindo.