Instalar o módulo Apache PHP no Ubuntu ou Debian é um processo simples que pode ser concluído em apenas algumas etapas. Veja como você pode fazer isso:
1. Atualizar o índice de pacotes Antes de instalar qualquer pacote, é uma boa prática atualizar o índice do pacote para garantir que você tenha as versões mais recentes disponíveis:
```
sudo apt-get atualização
```
2. Instale o Módulo PHP Para instalar o módulo Apache PHP, execute o seguinte comando:
```
sudo apt-get install php libapache2-mod-php
```
3. Habilite o Módulo PHP Depois que o módulo PHP estiver instalado, você precisará habilitá-lo na configuração do Apache. Para fazer isso, edite o arquivo de configuração do Apache:
```
sudo nano /etc/apache2/mods-enabled/php7.0.conf
```
Substitua “7.0” pela versão do PHP que você instalou (por exemplo, “7.2” ou “7.3”).
Remova o comentário (remova o “#” no início) das linhas do arquivo que começam com “LoadModule” e “AddHandler”. Sua configuração deve ser semelhante a esta:
```
LoadModule php7_module /usr/lib/apache2/modules/libphp7.0.so
Aplicativo AddHandler/x-httpd-php7.0 .php
```
Salve o arquivo e feche o editor.
4. Reinicie o Apache Por fim, reinicie o serviço Apache para aplicar as alterações:
```
sudo serviço apache2 reiniciar
```
É isso! O módulo PHP agora deve estar instalado, habilitado e funcionando com seu servidor Apache. Você pode testá-lo criando um arquivo PHP simples e acessando-o através de um navegador da web.
Aqui está um exemplo de arquivo PHP (index.php) que você pode criar e salvar no diretório raiz de documentos do seu servidor web (geralmente /var/www/html ou /public_html):
```
eco "
PHP está funcionando!
";
?>
```
Ao acessar o arquivo através do seu navegador (por exemplo, http://localhost/index.php), você deverá ver uma página que exibe o texto "PHP está funcionando!"
Se você encontrar algum problema ou tiver dúvidas adicionais, sinta-se à vontade para consultar a documentação oficial do Apache e PHP ou pedir ajuda nos fóruns da comunidade Linux.