Se você está acostumado a trabalhar com um servidor baseado no Debian, como o Ubuntu e tem que trabalhar com um servidor baseado no Red Hat que roda CentOS, você tem que aprender alguns comandos básicos adicionais , como alguns desses comandos são diferentes nas duas distribuições . No entanto , a maioria dos comandos do terminal são as mesmas - as principais diferenças são como invocar raiz e como gerenciar pacotes. Instruções
1
Digite " su - " para invocar um shell de root no CentOS para o restante da sessão de terminal. Para apenas invocar raiz de um único comando, ao invés de digitar "sudo " como se fosse no Ubuntu , digite " su -c" eo resto do comando.
2
Type " yum install pacote " em CentOS para instalar um pacote de um repositório , o que substitui o " apt- get install pacote " no Ubuntu
3
Type " rpm-e pacote " no CentOS para remover um pacote, em vez disso. de Ubuntu do " apt- get remove pacote. "
4
Enter " yum check -updates " em CentOS para procurar atualizações de pacotes e digite "update yum" para instalar as atualizações disponíveis, em vez de " apt -get update " e" apt- get upgrade "no Ubuntu.
5
Olhe para as diferenças de diretório entre os dois sistemas operacionais. Há muitas diferenças menores para navegar. Por exemplo, no CentOS configuração local do repositório está localizado em "/etc /yum.conf " em vez de "/etc /apt /sources.list ", e diretório do Ubuntu "/etc /default " está localizada em "/etc /sysconfig " no CentOS .