Limpar o cache e excluir arquivos temporários do Mac pode ajudar a melhorar o desempenho, liberar espaço de armazenamento e resolver alguns problemas comuns. Aqui estão as etapas para limpar o cache e excluir arquivos temporários no Mac:
1.
Feche todos os aplicativos em execução: Antes de começar, certifique-se de que todos os aplicativos em execução estejam fechados, pois podem ter arquivos temporários associados a eles.
2.
Esvaziar lixeira: Certifique-se de esvaziar a Lixeira ou a Lixeira antes de limpar o cache. Quaisquer arquivos temporários movidos para a Lixeira não serão excluídos se a lixeira não for esvaziada.
3.
Limpar cache do navegador: -
Safári: Abra o Safari, vá até a barra de menu e clique em “Safari”> “Preferências”. Na guia "Avançado", marque a caixa "Mostrar menu Desenvolver na barra de menu". Agora, clique no menu Desenvolver e selecione “Esvaziar Caches”.
-
Chrome: Abra o Chrome, clique no ícone de três pontos e selecione “Configurações”> “Privacidade e segurança”> “Limpar dados de navegação”. Escolha o período de tempo desejado e certifique-se de selecionar as opções "Imagens e arquivos em cache", bem como "Arquivos temporários e dados do site". Em seguida, clique no botão "Limpar dados".
-
Firefox: Abra o Firefox, vá até a barra de menu e clique em “Firefox”> “Preferências”> “Privacidade e Segurança”. Na seção “Cookies e dados do site”, clique no botão “Limpar dados”. Na caixa de diálogo, certifique-se de selecionar as opções “Cache” e “Dados de sites offline”. Em seguida, clique no botão "Limpar agora".
4.
Excluir arquivos temporários do sistema: Abra uma janela do Finder e pressione “Command + Shift + G” para abrir a caixa de diálogo “Ir para a pasta”. Digite "~/Library/Caches/" (sem as aspas) e clique em "Ir". Isso abrirá uma pasta contendo todos os arquivos temporários do sistema. Você pode excluir com segurança qualquer arquivo desta pasta. Certifique-se de pular as pastas denominadas ".localized" ou arquivos prefixados com um ponto.
5.
Limpar cache DNS: -
Terminal: Abra o aplicativo Terminal localizado na pasta Utilitários em Aplicativos. Digite o seguinte comando no Terminal e pressione Enter:“sudo killall -HUP mDNSResponder” (sem as aspas). Digite sua senha de administrador, se solicitado.
-
Preferências do Sistema: Alternativamente, você pode abrir as Preferências do Sistema, clicar em “Rede”, selecionar sua conexão de rede primária e clicar no botão “Avançado”. Na aba "DNS", clique no botão "+" e digite "8.8.8.8" como endereço do servidor DNS e clique em "OK". Em seguida, clique nos botões “Aplicar” e “OK” para salvar as alterações. Aguarde alguns segundos e volte para a guia DNS e clique no botão “-” para remover o endereço do servidor DNS personalizado. Depois de fazer isso, o cache DNS será liberado.
6.
Caches de aplicativos vazios: Alguns aplicativos armazenam seus arquivos de cache nas respectivas pastas de aplicativos. Para limpar esses caches, abra a pasta Aplicativos e vá para a pasta do aplicativo. Dentro da pasta do aplicativo, você encontrará uma pasta chamada “Caches”. Se existir, exclua todos os arquivos dentro dele.
Lembre-se de que excluir arquivos temporários e limpar o cache pode remover configurações, preferências e dados específicos do usuário de alguns aplicativos. Sempre certifique-se de ter feito backup de seus arquivos importantes antes de executar essas etapas. Se não tiver certeza sobre algum arquivo ou pasta específico, deixe-o intacto para evitar possíveis problemas.