Em abril de 2011 , a Apple celebrou o seu 35 º ano de negócios. De acordo com o Mashable , a empresa tem uma capitalização de mercado de mais de 317 bilião dólares no mercado e é a empresa de tecnologia de maior sucesso no mundo todo. Dada a popularidade em massa da Apple com seus computadores , telefones celulares e tocadores de mídia portáteis , pode parecer difícil de acreditar, não foi sempre uma estrada lisa . A história da Apple revela muitas vitórias, mas também algumas manchas ásperas . Fundador
Em 1976, Steve Jobs foi um abandono da faculdade , morando em casa com seus pais . Ele e seu amigo Steve Wozniak construiu um kit para uma placa de circuito de computador pré-montado . Eles, então, pediu a outro amigo - Ronald Wayne - para escrever um manual para o produto e criar um logotipo. Eles chamaram o kit do Apple I e começou a vendê-lo. Em 1977 , a Apple Computer, Inc. foi formalmente constituída sem Wayne, que vendeu sua participação na empresa . Jobs e Wozniak , em seguida, introduziu o Apple II . De acordo com a "Wired ", foi o primeiro computador pessoal prático. O sucesso foi tanto que permaneceu em produção até 1993.
1980
Em 1980 , a Apple tornou-se pública e introduziu o computador Apple III. Em 1983, com Jobs como presidente , John Sculley torna-se CEO e presidente. No ano seguinte, a Apple lançou o primeiro Macintosh. O Macintosh foi o primeiro computador para incluir uma interface gráfica do usuário (GUI) a um preço acessível de 2,495 dólares . Em 1985 , Jobs descobriu seu papel na Apple reduzido por Sculley e deixou a empresa , junto com Wozniak . A Apple entrou com uma ação contra a Jobs, preocupado com qualquer informação que ele pode ter levado com ele para formar uma nova empresa. O processo foi resolvido fora do tribunal , e Jobs vendeu todos, mas uma parte do seu estoque Apple.
1990
Em 1991 , a Apple em parceria com a IBM para incluem um processador novo nos seus computadores . O processador mais tarde veio a ser conhecido como o PowerPC . Tornou-se disponível para os consumidores em 1994. No ano seguinte , a Apple assinou um acordo para permitir que versões mais baratas de seu computador a ser criado e vendido por empresas de fora . Ele viu a receita e participação de mercado queda como as versões clonadas tornou-se mais popular. Em 1997, Jobs retornou como consultor e CEO interino em seguida . Ele parou os acordos de clones , eo presidente e CEO e vice-presidente o então atual, foram convidados a renunciar. Em 1998 , a Apple lançou o iMac, um computador transparente disponível em uma variedade de cores . O iMac da Apple ajuda a transformar seu primeiro lucro em três anos.
New Era
O novo século começou com Jobs de ser nomeado CEO permanente da Apple. Em 2001 , a Apple lançou o iPod eo software jukebox digital iTunes, bem como um novo sistema operacional para Macs e suas primeiras lojas de varejo. A popularidade do iPod continuou a crescer e, em 2003 , a loja de música online iTunes aberto, vendendo músicas por apenas 99 centavos. Foi o primeiro produto mainstream legal para a obtenção de música online. Em 2006, 1 bilhão de músicas foram compradas. Em 2004, Jobs anunciou que ele havia passado por uma cirurgia bem-sucedida para remover um tumor no pâncreas .
Apple Computers para a Apple Inc.
No ano de 2007 , Jobs disse a uma multidão em Expo Macworld que a Apple passaria a ser conhecido como a Apple Inc., e não da Apple Computer, Inc. a empresa havia se mudado de produzir apenas computadores de oferecer o iPod, iTunes e muito mais. Naquele ano , a Apple também lançou seu smartphone touchscreen amplamente bem-sucedida eo menos popular Apple TV. No início de 2009 , Jobs deixou a Apple para um curto período de tempo se submeter a um transplante de fígado. Ele voltou no final do ano . Em 2010, a Apple lançou o iPad, um tablet touchscreen de 10 polegadas . No início de 2011, Jobs anunciou que voltaria a tomar a licença por razões médicas. Chief Operating Officer Tim Cook , mais uma vez os passos acima em seu lugar.