Não existe um sistema operacional amplamente conhecido ou estabelecido especificamente chamado de "sistema operacional de disco paralelo". O termo sugere um sistema operacional projetado para gerenciar e aproveitar várias unidades de disco em paralelo para aumentar o desempenho. No entanto, esse é um recurso * encontrado em muitos sistemas operacionais modernos, não em um nome específico do sistema operacional.
Aqui está o que o termo pode se referir conceitualmente:
*
E/S de disco paralelo: Os sistemas operacionais modernos usam rotineiramente técnicas de processamento paralelo para gerenciar a E/S de disco. Isso significa que eles podem ler e escrever para vários discos simultaneamente para melhorar a velocidade e a taxa de transferência. Isso não é específico para um único sistema operacional, mas um recurso comum implementado de várias maneiras (por exemplo, configurações de RAID, E/S assíncrona).
*
um sistema operacional hipotético: É possível que o termo se refere a um sistema operacional de nicho, menos conhecido ou mesmo teórico, projetado com um forte foco nas operações de disco paralelo. Sem mais contexto, é impossível dizer quais recursos específicos esse sistema pode ter. Esse sistema operacional pode ter drivers e sistemas de arquivos altamente otimizados para acesso paralelo a vários discos, possivelmente indo além dos níveis padrão de RAID usados em sistemas comuns.
Em resumo, embora nenhum sistema operacional reconhecido seja chamado de "sistema operacional de disco paralelo", o nome implica um sistema operacional projetado para gerenciar com eficiência várias unidades de disco em paralelo ao desempenho do desempenho, uma meta perseguida por muitos sistemas operacionais por vários meios.