Existem várias maneiras de verificar o nome do host no Linux, dependendo das informações que você precisa e do nível de detalhe:
1. `hostName` Comando: Este é o método mais simples e comum. Ele exibe o nome do host do sistema, pois está atualmente configurado. Este pode ser um nome curto ou um nome de domínio totalmente qualificado (FQDN), dependendo da configuração do seu sistema.
`` `BASH
nome do host
`` `
2. `/etc/hostname`: Este arquivo contém o short hostname. É um arquivo de texto simples, geralmente apenas uma linha.
`` `BASH
Cat /etc /hostname
`` `
3. `/etc/hosts` arquivo: Este arquivo mapeia nomes de host para endereços IP. Você encontrará seu nome de host (e seu endereço IP) listados aqui. Pode mostrar o nome curto ou o FQDN, dependendo de como ele está configurado.
`` `BASH
gato /etc /hosts
`` `
4. `uname -n` comando: Este comando exibe o nome do nó de rede, que geralmente é o mesmo que o nome do host.
`` `BASH
uname -n
`` `
diferenças e quando usar qual: *
`hostName`: Melhor para uso geral e rápido. Fornece o nome do host como é usado ativamente pelo sistema.
*
`/etc/hostname`: Mostra o nome do host curto como configurado. Útil para script ou verificar a configuração do nome do host base.
*
`/etc/hosts`: Fornece nome do host e mapeamento de endereço IP. Mais complexo, útil quando você também precisa de informações de IP.
*
`uname -n`: Uma maneira mais concisa de obter o nome do nó da rede, equivalente a `hostName` na maioria dos casos.
Na maioria dos cenários, o comando simples `hostname` é suficiente. Os outros métodos são úteis para investigação mais aprofundada ou verificações específicas de configuração.