Linux é uma fonte aberta , Unix -like sistema operacional. Open source refere-se ao fato de que todo o código-fonte do sistema operacional está disponível gratuitamente para qualquer um ver ou fazer alterações como entenderem . Ele é chamado Unix -like ou baseado em Unix , porque ele é construído não no kernel do Unix da AT & T , mas sim em um núcleo projetado por Linus Torvalds com uma base de código completamente diferente. No entanto , o sistema operativo Linux está de acordo com muitas das estruturas Unix e utiliza a maior parte dos mesmos comandos . O Sistema Operacional
O sistema operacional Linux (OS ) é baseado no kernel do Linux. O kernel é um software que é responsável por gerenciar a comunicação entre o hardware eo software. É a camada de abstração para a memória , processadores e dispositivos I /O que o software deve controlar.
No topo do núcleo encontra-se o shell. O shell é a camada entre o usuário eo kernel. O shell interpreta os comandos e os executa . Existem vários shells disponíveis para os sistemas operacionais Linux , mas o shell padrão é o shell bash ( Bourne Again) .
A última camada do sistema operacional são os programas ou aplicações. Embora a casca eo miolo também programas , eles são considerados em separado a partir de programas como processadores de texto e media players.
O Sistema de Arquivos
O sistema de arquivos é hierárquica em natureza , sendo que a base do diretório raiz , designado por "/". Cada diretório debaixo dela pode ser rastreado até o diretório raiz . Cada diretório tem um propósito muito específico. Por exemplo , o diretório "/home " tem os arquivos pessoais de cada usuário, o "/bin" e diretórios " /sbin " manter os arquivos de programa eo diretório " /boot " contém os arquivos necessários para inicializar o sistema operacional.
Outra coisa importante a se notar é que tudo no Linux é tratado como um arquivo, incluindo os arquivos de programa , os arquivos de texto, os diretórios e os dispositivos de hardware . Existem três tipos de arquivo, e cada tipo de arquivo tem uma função específica . Arquivos comuns são arquivos como arquivos de texto e arquivos binários (software) . Arquivos Diretório conter apenas o nome eo número de cada arquivo realizada dentro do diretório de identificação. Arquivos de dispositivos segurar nenhuma informação, mas são usados para transmitir comandos para os dispositivos de hardware .
A Shell
Muitas vezes, quando as pessoas pensam do sistema operacional Linux, que pensar na interface de linha de comando (CLI) ou shell. É onde você digita os comandos do sistema. Para acessar o shell , você abre uma janela de terminal . A janela de terminal é normalmente encontrado em "Ferramentas do Sistema " ou " acessórios ", sob a principal "Iniciar" ou no menu "Aplicativos" no desktop gráfico.
Quando você abre a janela de terminal, você é apresentado com o comando pronta , sob a forma de " % " ou " $ " . Este é o lugar onde você digita comandos. Comandos são necessárias para tornar o sistema operacional fazer qualquer coisa, desde a manipulação de arquivos de texto para manipular hardware. A base de comando do Linux é muito numerosas para ir ao detalhe aqui, mas os comandos mais comuns podem ser encontradas no site da BSD.org ( ver Recursos abaixo) .
As Áreas de Trabalho Gráficas
Com o avanço dos ambientes gráficos , como Gnome ou KDE , você pode conseguir usar o sistema operacional Linux por um longo tempo , sem nunca abrir uma janela de terminal . A maioria das tarefas do dia-a - dia, agora têm uma interface gráfica do usuário ( GUI) de algum tipo ou de outro. Cada ambiente de trabalho possui seu próprio conjunto de prós e contras . Por exemplo , o KDE é um ambiente de trabalho mais robusto, com gráficos e menus aprimorados. Gnome é mais utilitária no look and feel . A área de trabalho que você escolher é apenas uma preferência pessoal, e algumas pessoas gostam de instalar o Gnome e KDE e alternar entre os dois.
É importante notar que nem todos os programas feitos para Gnome será executado sob KDE, e vice-versa , sem que as bibliotecas específicas do ambiente de trabalho instalado . No entanto, se há um aplicativo que faz uma coisa em Gnome, você pode estar razoavelmente certo de que há um pedido semelhante no KDE .
Agora que você tem uma compreensão básica do sistema operacional Linux, a melhor maneira de aprender mais é escolher uma distribuição como o Ubuntu ou Fedora e instalá-lo (consulte Recursos) . A experiência é , de longe, o melhor professor neste caso.