Quando o sistema operacional Linux é desligado sem usar os comandos apropriados , o sistema de arquivos podem ser danificados. Impróprios paragens pode ser devido a uma falha de energia , erro do operador ou falha de hardware. Uma vez que o sistema de arquivos está danificado, ele pode tornar-se instável ou totalmente inutilizável. O " fsck " utilidade é um utilitário de linha de comando usado para reparar os sistemas de arquivos danificados ou corrompidos. Para utilizar o " fsck " utilidade , o sistema de arquivos deverá ser desmontado ( não em uso). Você pode particionar um único sistema de arquivos, como o "/home ", ou um disco rígido inteiro . Instruções
1
Entrar em uma sessão de terminal.
2
Digite o comando " su " para mudar para o usuário root.
3
Type " init 1 " para trazer o sistema para baixo para o modo de usuário único. Isso permite que um único usuário, ou "root ", para acessar o sistema.
4
Desmonte o sistema de arquivos digitando o comando " umount /home. " Substitua a palavra " casa" com o nome do sistema de arquivos ou o disco rígido que você deseja verificar.
5
Digite o comando " fsck -y- t ext3 /home " para verificar o sistema de arquivos . Substituir " ext3 " com o tipo de sistema de arquivo correto e " /home" com o sistema de arquivo correto ou dispositivo. A opção "- y" diz o utilitário para corrigir quaisquer problemas que encontrar. A opção " -t" define o tipo de sistema de arquivos.
6
Repita o passo 5 até que não haja mais erros são relatados.
7 Tipo
"exit" para fechar a raiz sessão.