A unidade de gerenciamento de memória do Linux garante que o sistema funciona com uma alta eficiência e de uma forma funcionalmente correta. Ela ajuda o sistema operacional para funcionar com um conjunto de endereços virtuais contíguos , a sua localização física real na memória não é uma preocupação . Gerenciamento de Memória Virtual
Linux configura as tabelas de páginas para a memória virtual e um Translation Look -ahead Buffer ( TLB ) , permitindo que o sistema operacional para trabalhar com o conjunto de endereços virtuais. O endereço físico é completamente escondido dos aplicativos que são executados no sistema operacional .
Acesso Restrição
Dependendo dos privilégios de acesso associados , a unidade de gerenciamento de memória mapeia processos para correspondente espaços de endereçamento . Uma vez configurado , os mecanismos de hardware podem gerar exceções quando um processo tenta acessar uma região de memória protegida.
Vantagens O sistema operacional configura o TLB . Além disso, a unidade de gerenciamento de memória também lida com as exceções geradas pelo processador.
Ao estabelecer as tabelas de páginas , o Linux pode operar com endereços virtuais que são independentes da localização física do endereço na memória . Isso faz com que aplicativos independente da organização de memória subjacente. A unidade de gerenciamento de memória se encarrega de acessar o endereço físico correspondente.