Crontab é uma ferramenta de administrador normalmente encontrados dentro de todas as distribuições de Linux ou Unix. O daemon cron normalmente é executado em segundo plano e executa tarefas agendadas em qualquer intervalos são especificados. Isto é especialmente útil para atualizações durante períodos em que o sistema não é utilizado ou para a prestação de trabalhos que , normalmente, retardar o sistema. A compreensão de como configurar e executar um script cron é menos assustador do que parece à primeira vista . Instruções
Os princípios
1 Tipo
" crontab-e ". Isto irá criar e editar um arquivo crontab para o seu nome de usuário .
2
Adicione as entradas que deseja . As inscrições precisam estar em um formato específico para cron para compreendê-los , tais como:
" 15 12 *** /usr /bin /bandeira" Lunch Break " > /dev /console "
!
Este irá enviar um lembrete para a sua pausa para o almoço às 12:15 todos os dias para o console.
3
hit " ESC ", digite " wq ", e aperte "Enter "para
salvar e fechar o arquivo.
o lado técnico
Tipo 4
" crontab -e " novamente. Adicione as entradas desejadas , tais como :
"45 4 1 * 3 /usr /bin /rm /home /{username } /temp /* > /dev /null 2> & 1 "
Quebrando a entrada na ordem: . .
45 é o minuto
4 é a hora
1 é o dia
* . . é o mês
3 é o dia da semana (0 é domingo)
o trabalho a executar é :. /usr /bin /rm /home /{username } /temp /* < br >
E a saída ( o ">" , também faz parte do trabalho ) é enviado para /dev /null (também conhecido como lixo ) .
Todos juntos , este executa a limpeza diretório temporário do usuário no dia 1 º de cada mês às 04:45 , e toda quarta-feira.
Comece com a data ea hora que você quer que o trabalho seja executado. Algumas outras configurações que funcionam são:
" 15,45 0-5 * /2 ** "
Este, por exemplo, especifica para executar a tarefa em 15 e 45 após a hora ( separados por vírgula) , durante as horas de meia-noite a cinco (o " 0-5 " ) em dias alternados (* /2).
5
Digite o comando para executado após a data e hora estão definidas. Este seria o "/usr /bin /rm /home /{username } /temp /* > /dev /null 2 & 1". A entrada pode ser qualquer coisa a partir de um simples comando , como o exemplo, para executar um script completo, mais facilmente feita fora do crontab.
Comandos simplificado trabalhar , como " rm " em vez de "/usr /bin /rm " , mas somente se o usuário tiver esse diretório em seu caminho. Usando a estrutura de diretórios completa é sempre melhor.
6
Escolha o nível de registro . O exemplo anterior envia o log para /dev /null , ou trashes ele.
Outra alternativa para enviar a saída para /dev /null é digitar "mailto =" " " no arquivo crontab para desligar correio para todas as suas tarefas agendadas . Certificar-se de que trabalhar antes de entrar nessa é aconselhável.
Outras opções para o registo são "> ( um nome de arquivo de log ) " para criar um arquivo de log para o trabalho, ou " >> ( algum arquivo de log nome) " para acrescentar entradas ao final do arquivo de log.
7
Hit" ESC ", digite" wq "e pressione " Enter "para escrever e fechar o arquivo.