Os movimentos de Software Livre e de Código Aberto partilham a mesma história , com origem no crescente de sistemas de computadores compartilhados e projetos de programação maciças. Tanto o sistema operacional GNU e do Linux kernal veio de esforços para liberar software Unix -like para o público em geral . No entanto, a mistura de GNU com Linux --- e do Movimento do Software Livre com o Movimento Open Source --- levou a uma complicada relação entre as duas entidades. GNU e Software Livre
Em 1983, Richard Stallman escreveu o " Manifesto GNU " para anunciar a sua intenção de criar um sistema de software completamente livre chamado GNU , ou " GNU Não é Unix ". Sua intenção era criar um sistema operacional totalmente funcional e livre que poderia disseminar através da Internet , gratuito para uso e modificação. Isto foi em resposta à comercialização de software e licenciamento restritivos que proibiu a propagação de códigos e informação. Na época do manifesto GNU , Stallman afirmou que ele tinha em torno de " 35 utilitários ", juntamente com um editor de texto , compilador e depurador.
Linux
Em 1991, Linus Torvalds anunciou a sua intenção de iniciar um pequeno projeto para desenvolver um sistema operacional baseado no MINIX , um sistema operacional Unix -like que estava em uso então. Neste momento , o desenvolvimento de um kernel GNU tinha tomado um banco traseiro para os utilitários GNU , e foi previsto para demorar mais alguns anos para ser concluído. Torvalds desenvolveu o seu kernel, chamado de Linux, como um kernel de esqueleto com alguns utilitários de programação. Logo milhares de desenvolvedores estavam escrevendo programas , ou portar utilitários existentes , para o kernel Linux.
GNU /Linux
Linux é essencialmente o núcleo do funcionamento sistema : ele lida com o hardware e dispositivos , e ele consegue coisas como memória e periféricos como o monitor , o teclado e outros. Por causa de sua compatibilidade com o Unix , porém, os programas GNU e utilitários foram facilmente portado para o Linux kernal . Como resultado, a maioria dos sistemas eram compostas de um kernal Linux rodando modificada ou não modificada , utilitários GNU , Stallman alertando para dublar esses sistemas sistemas " GNU /Linux ".
Naming Contreversy
< br >
no entanto, a população em geral de programadores simplesmente chamados de sistemas de sistemas de "Linux" . Stallman argumenta que, devido à importância do Movimento Software Livre GNU para o sucesso do Linux , bem como o amplo uso de utilitários GNU , que o nome apropriado para esses sistemas é " GNU /Linux ". Isso incentiva aqueles que aderem à filosofia do Software Livre a insistir que o nome GNU permanecem, para lembrar os usuários do projeto GNU e suas contribuições.