A desfragmentação é menos preocupante para os computadores modernos usando unidades de estado sólido (SSDs) e mais relevantes para sistemas mais antigos com unidades de disco rígido tradicionais (HDDs).
*
hdds (unidades de disco rígido): Esses dados de armazenamento sobre pratos giratórios. Com o tempo, os arquivos são fragmentados - o que significa que estão espalhados em diferentes partes da unidade. Isso força as cabeças de leitura/gravação a se movimentarem mais para acessar um único arquivo, diminuindo o tempo de acesso e fazendo com que o computador pareça lento. A desfragmentação nos HDDs pode melhorar o desempenho nesse caso.
*
SSDs (unidades de estado sólido): Os SSDs usam memória flash e não sofrem dos mesmos problemas de fragmentação que os HDDs. O processo de leitura/gravação é muito mais rápido e mais uniforme. Desfragmentar um SSD não é apenas desnecessário, mas pode realmente reduzir sua vida útil aumentando o número de ciclos de gravação.
em suma: *
Se o seu computador usa um HDD: Não a desfragmentação * pode * eventualmente levar a desacelerações de desempenho. No entanto, muitos sistemas operacionais modernos incluem cronogramas automáticos de desfragmentação, portanto a intervenção manual é frequentemente desnecessária.
*
Se o seu computador usar um SSD: Você não deve * não * desfragamento. Não vai melhorar o desempenho e pode prejudicar sua unidade.
Se o seu computador for lento, há muitas outras causas em potencial para investigar primeiro, como malware, baixo RAM, um disco rígido que falham ou simplesmente muitos programas que funcionam de uma só vez, antes de considerar a desfragmentação.