Existem algumas explicações possíveis para alguém dizer que é pobre, mas tem um computador.
*
A pessoa pode estar se referindo à sua pobreza relativa. Podem ser pobres em comparação com a pessoa média do seu país ou comunidade, mas ainda podem ter dinheiro suficiente para comprar um computador. Por exemplo, alguém que vive num país em desenvolvimento pode ser considerado pobre se ganhar menos de 2 dólares por dia, mas ainda poderá conseguir poupar dinheiro suficiente para comprar um computador básico.
*
A pessoa pode ter comprado o computador usado. Os computadores usados podem ser muito acessíveis e podem ser uma ótima maneira de as pessoas terem acesso à tecnologia de computação.
*
A pessoa pode ter recebido o computador como presente ou doação. Muitas pessoas recebem computadores de amigos, familiares ou organizações de caridade.
*
A pessoa pode estar usando um computador público. Existem muitos lugares onde as pessoas podem usar computadores gratuitamente, como bibliotecas, escolas e centros comunitários.
É importante notar que só porque alguém tem um computador não significa que não seja pobre. Muitas pessoas pobres ainda têm acesso à tecnologia e podem utilizá-la para melhorar as suas vidas e oportunidades.