Michael S. Hart (27 de março de 1947 - 6 de setembro de 2011) foi um autor, futurista e inventor americano amplamente creditado por iniciar a primeira biblioteca digital, o Projeto Gutenberg.
Contribuições: - Em julho de 1971, Hart, então estudante da Universidade de Illinois, enviou o primeiro texto eletrônico, a Declaração de Independência dos Estados Unidos, pela ARPANET, a rede de computadores que se desenvolveu na Internet.
- Em 1971, Hart cunhou o termo “e-text”, abreviação de “texto eletrônico”, para descrever os documentos digitais do Projeto Gutenberg, criando assim o primeiro uso conhecido do termo.
- Em 1989, Hart previu o conceito do e-book, dizendo:"Desde o início do projeto em 1971, tenho tentado produzir este 'livro universal' para uso de todos." Hart viu o e-book como um meio de disponibilizar grande literatura a todos.
- Hart era conhecido pelo seu compromisso com o acesso livre e aberto à informação e criticava as leis de direitos de autor que restringiam a disseminação do conhecimento.
- O trabalho de Hart com o Project Gutenberg lançou as bases para o desenvolvimento de bibliotecas digitais e influenciou os esforços subsequentes para digitalizar e disponibilizar o património cultural e literário em formatos electrónicos.
- O Project Gutenberg, que começou como um projecto hobby de Hart, tornou-se numa vasta biblioteca digital com mais de 60.000 e-books gratuitos, contribuindo significativamente para a difusão do conhecimento e o acesso à literatura em todo o mundo.