O controle de acesso é o processo de impor permissões a um recurso para restringir quem pode acessá-lo e o que esses usuários podem fazer com o recurso. Cada sistema operacional possui seus próprios mecanismos de controle de acesso, mas os mais comuns incluem:
*
Contas de usuário :Cada usuário tem seu próprio nome de usuário e senha exclusivos, que devem ser fornecidos para fazer login no computador. Os direitos de acesso são normalmente concedidos com base no tipo de conta do usuário (por exemplo, administrador, usuário, etc.)
*
Grupos :os usuários podem ser adicionados a grupos, que podem ter suas próprias permissões de acesso. Isso permite que os administradores gerenciem facilmente os direitos de acesso de vários usuários ao mesmo tempo
*
Permissões de arquivos e diretórios :cada arquivo e diretório em um computador tem suas próprias permissões, que especificam quem pode lê-lo, gravá-lo e executá-lo. As permissões de arquivo e diretório normalmente são definidas pelo proprietário do arquivo ou diretório
Além dos mecanismos de controle de acesso no nível do sistema operacional, muitos aplicativos também possuem seus próprios recursos de controle de acesso. Por exemplo, um programa de processamento de texto pode permitir que os usuários definam permissões em documentos individuais para que apenas determinadas pessoas possam abri-los ou editá-los.