Solaris é um dos sistemas operacionais mais seguros , mas também um dos mais fáceis de controlar. Às vezes, é importante saber quem está fazendo o que em um sistema específico para verificar se determinadas tarefas foram concluídas ou avaliar os níveis de produtividade . Fazer isso requer simplesmente ler o último arquivo de log para documentar a atividade do usuário. Coisas que você precisa
sistema operacional Solaris
Show Mais instruções
1
Iniciar Solaris iniciando o computador e esperar o sistema operacional carregar. Apenas os administradores têm acesso a funções lastlog , então você precisa fazer logon como administrador.
2
Apresentar o conteúdo atual do arquivo lastlog , digitando " $ lastlog ".
< Br >
3
Examine o conteúdo do arquivo lastlog como aparece na interface gráfica do usuário ( GUI). Você vai notar que ele contém quatro colunas, cada uma das quais é rotulado um dos seguintes procedimentos : . Usuário , porto, ou mais recente
4
Reconhecer a coluna "Nome de Usuário ", como a que mostra o real conta nome de cada usuário ter acesso a esse terminal particular.
5
Note que a coluna " porto " refere-se para a porta específica que foi acessado pelo usuário. Esta será uma abreviatura como " ttyl ".
6
Esteja ciente de que a coluna "De" refere-se ao local de onde o terminal foi acessada no caso em que não foi acessado diretamente a partir do terminal. Por exemplo , o terminal pode ter sido acessado remotamente .
7
Leia a coluna "Latest " para obter informações sobre o último login de um usuário específico. Esta coluna irá mostrar não só a hora ea data , mas também o tempo que ela estava diretamente ligado ao terminal. Se um usuário específico nunca tenha acessado esse terminal , " * Nunca logados * " aparecerá ao lado de seu nome de usuário.