memória virtual é um sistema de gerenciamento de memória que permite a execução de processos , mesmo sem colocá-los na memória principal. Onde não existe memória virtual em utilização, não há necessidade de todo o processo de carregar na memória principal caro . Tipos
Existem inúmeras vantagens do conceito de memória virtual. Em primeiro lugar, ele marca a separação da memória física e lógica. Fazendo memória virtual disponível , os programadores podem ter uma grande memória lógica à sua disposição , mesmo quando há uma pequena memória física. Esta situação surge porque a memória principal é muito caro em comparação a memória secundária . Há um espaço de endereçamento maior disponível , independentemente do tamanho real da memória principal física disponível.
Função
Um processo pode ser executado até mesmo em um sistema que tem menos principal memória do que a quantidade requerida pelo processo . Sem uma memória virtual, executar o processo em uma máquina desse tipo seria um assunto caro . Onde há memória virtual, o tempo de retorno dos processos é reduzida. Isso ocorre porque o processo pode começar até mesmo quando não há memória suficiente para carregar todo o processo.
Significado
O conceito de memória virtual também libera o programador . O programador não precisa mais se preocupar com as restrições de tamanho da memória física em cada computador o seu programa vai ser usado. Ele ou ela pode se concentrar melhor na lógica do programa. Programas nem sempre executar todas as partes ou todas as declarações de seu código durante uma corrida típica. Uma grande parte do código pode ser ignorada em alguma condição de seleção e pode nunca ser executado.
Teorias /especulação
Existem procedimentos de manipulação de exceção no programa que são usados apenas em caso ocorra um erro . Com mecanismo de memória virtual, uma vez que as partes de um programa são carregados sob demanda, as partes que não são necessários podem não ser carregados. Isto leva a atividade a entrada e saída menor , o que resulta em execução mais rápida , melhor rendimento , virar e tempos de resposta.
Considerações
Como a memória virtual permite a execução de um processo a ser iniciado , mesmo quando a memória livre suficiente para carregar o processo não está disponível , a memória virtual pode ser efetivamente usado simultaneamente para acomodar segmentos de programa de um grande número de usuários na memória principal. Isso aumenta o grau de multiprogramação , o que resulta em aumento da utilização da CPU e throughput.
Aviso
Se a memória virtual não é utilizada , os processos terão de esperar por longos períodos se não há memória principal suficiente.