? Acontece sempre que um arquivo que parecia sem importância quando você excluiu -lo mais tarde é necessário, ou talvez um arquivo importante pode ser apagado por engano. Felizmente , os arquivos que são excluídos não são imediatamente perdidos. Cada arquivo no computador tem um endereço único que o computador usa para rastrear a localização do arquivo . Quando um arquivo é "excluída ", apenas este endereço é removido. As informações do arquivo real permanece no disco rígido até que um arquivo mais recente substitui o espaço. Isto torna possível recuperar arquivos apagados com DOS. Limitar a atividade do computador
Há uma boa chance de conseguir uma recuperação completa do arquivo se você não tiver criado mais arquivos após a eliminação. Quaisquer novos arquivos que são criados ou modificados poderia substituir o espaço que você está tentando recuperar. É importante restringir a quantidade de uso do computador até que seus esforços de recuperação estão completos. Se possível , não reinicie o computador antes de recuperação de arquivo , pois há uma chance de que os arquivos temporários que são criados durante a inicialização pode substituir seus arquivos apagados acidentalmente. Comandos
DOS para File Recovery < br >
uma das maneiras mais comuns para recuperar um arquivo excluído é digitar " UNDELETE " no prompt do dOS. O sistema irá mostrar uma lista de arquivos excluídos. Nesta lista , a primeira letra do nome do arquivo será substituído por um #, e você tem que fornecer a carta desaparecida. DOS , então, recuperar o arquivo para você, se ele ainda não tiver sido substituído por algum outro arquivo .
Outro método usado no DOS é o método de rastreamento Delete. Este método utiliza um arquivo chamado PCTRACKR.DEL , que pode ser acessada digitando o nome do arquivo no prompt do DOS. Este arquivo armazena o endereço ou localização dos arquivos excluídos , o que permite que você selecione um arquivo específico para se recuperar.
Um dos melhores métodos em DOS para recuperação de arquivos é o método Delete Sentry . Este método é semelhante para a Lixeira do Windows. Excluir Sentry vai armazenar as cópias de arquivos apagados dentro de um arquivo oculto . Este método não só armazena o endereço do arquivo, mas o próprio arquivo real.
A única desvantagem para o Excluir Sentry é que este arquivo oculto pode crescer a um tamanho enorme, para que as informações eventualmente cai o back-end . Dependendo da versão do DOS, esse arquivo terá uma capacidade de set. Na versão 5, o tamanho máximo do arquivo oculto está definido para ser de 7 por cento da capacidade do seu disco rígido , e na versão 6 do DOS , é cerca de 20 por cento.