? Um sistema operacional de tempo real ( RTOS ) é um tipo específico de sistema operacional que executa funções e cálculos dentro de um prazo especificado. Ele prioriza tarefas e pode suspender um em favor de outro com uma prioridade mais alta , assegurando que ele processa a tarefa mais importante em primeiro lugar. No entanto , juntamente com as vantagens da utilização de um RTOS , ele também tem vários inconvenientes , incluindo o custo do sistema operacional e sua aplicação complicada . Tipos
Os dois principais tipos de RTOS são suaves em tempo real (SRT ) e em tempo real rígido (HRT) . Um HRT tem a capacidade de garantir que vai sempre processar operações dentro de um prazo garantido , enquanto um SRT só pode garantir os mesmos resultados na maior parte do tempo. Isso ajuda a otimizar SRT elementos não essenciais de uma aplicação , que uma HRT não fazer. SRT sistemas não são confiáveis em situações em que os prazos críticos precisam ser atendidas , como em equipamentos médicos ou de controle do motor sistemas, onde até mesmo uma latência menor pode ter resultados catastróficos . Por outro lado , usando um HRT em sistemas não- críticos, como transmissões de streaming de Internet, resultará na HRT fazendo trabalho extra e utilizando recursos excessivos do sistema desnecessariamente.
Requisitos
< br >
Um RTOS precisa ter maiores capacidades de multitarefa do que um não- RTOS para que ele possa priorizar vários segmentos do processo. O tamanho de um RTOS significa que pode proporcionar melhor desempenho do que um não - RTOS pois usa menos multitarefa em geral , mas esta não é uma regra . As outras partes do sistema informático, incluindo a CPU ea memória , determinar a eficácia de um RTOS . Devido ao calendário complexo em um RTOS , que exige mais codificação para executar eficazmente do que um não- RTOS e, portanto, requer mais espaço em um sistema de computador.
Speed
Um RTOS usa algoritmos avançados para agendar tarefas . Isto permite a flexibilidade de que necessita para priorizar aplicações, mas também significa que requer mais recursos e tempo. Ao longo de um determinado período de tempo , um RTOS tende a completar menos trabalho do que um não- RTOS . Um RTOS muitas vezes precisa acessar componentes, como drivers de dispositivo, quais os fatores para a quantidade de tempo que leva para executar certas tarefas . Além disso , um RTOS requer mais do que os sinais de interrupção de não- RTOS . Uma interrupção mede o tempo que leva entre quando um sistema operativo cria a interrupção e quando se processa. Um RTOS precisa garantir um tempo máximo que pode demorar para processar a interrupção.