MS -DOS da Microsoft é um sistema operacional desenvolvido para o PC em 1980. Originalmente concebido para ser executado em computadores de arquitetura 8088 , com menos de 640KB de memória RAM disponível , o sistema operacional passou por muitas iterações ao longo dos anos . Hoje, uma versão modificada serve como a linha de comandos dentro de sistemas operacionais Windows, e ele ainda pode executar muitas das mesmas funções básicas como a versão original do MS- DOS. Navegação
Um dos aspectos do MS -DOS , que ainda sobrevive no Windows é a unidade eo sistema de diretório . O sistema operacional usa letras para identificar unidades e diretórios e subdiretórios com nomes de oito caracteres indicados por uma barra invertida . "C: \\ JOGOS " representa um nível abaixo da raiz , enquanto o " C : \\ Games \\ CARDS " é mais um nível de subdiretório para baixo. Você pode mover-se através destes níveis de diretório usando o comando " change directory " CD ou , usando o " cd .. " para voltar a um nível mais elevado. O " mkdir " ou comando MD cria diretórios , enquanto o " rmdir " ou comando RD exclui -los. Como a maioria das tarefas no MS -DOS ter lugar no subdiretório atual , a navegação é uma função importante do sistema operacional .
Arquivo Manipulação
arquivos em uso MS -DOS um " 8.3" sistema de nomes , oito caracteres para o nome do arquivo e três caracteres para um sufixo de identificação que diz ao sistema operacional que tipo de arquivo é. Wildcards estão disponíveis para manipulação de arquivos , com "?" Representa um único caractere e "*" representa qualquer número de caracteres . Por exemplo , o comando "COPY * * C: . \\ JOGOS " irá copiar todos os arquivos no diretório atual para o diretório C: \\ JOGOS . Para mover arquivos de uma pasta para outra em versões anteriores do DOS, você deve primeiro copiá-los para o diretório de destino e depois apagar os originais , como o " movimento" comando não existia até DOS 6.0 .
executar programas
a execução de programas em MS-DOS simplesmente requer que você digite o nome de oito caracteres do programa , se o arquivo é um tipo que o sistema operacional entende como um executável . Arquivos com o exe . E . Com sufixos são executáveis binários, enquanto os arquivos . Morcegos são scripts de texto que podem desencadear vários programas em sucessão . Esses programas muitas vezes permitem que você execute operações mais complexas do que o MS -DOS permitiria , bem como tirar partido de mais memória instalada. As primeiras versões do Windows necessário você inicializar no MS- DOS e execute Win.exe para carregar a interface gráfica de usuário .
Drive Utilities
MS -DOS também contém um número de utilitários para disco e gerenciamento da unidade . Se uma unidade começa começou a mostrar sintomas de problemas estruturais, o CHKDSK ou " CheckDisk " scans de comando para os erros e , se possível, os corrige . O comando FDISK permite que você " formatação de baixo nível " uma unidade , alterando a sua estrutura de partição, enquanto FORMATO limpa qualquer disco e prepara-lo para re- uso. Nos sistemas operacionais modernos do Windows , no entanto, um conjunto de ferramentas mais user-friendly substituir estas funções , ajudando a evitar a perda de dados acidental.