Não há data única para a introdução do sistema operacional. O conceito evoluiu gradualmente. No entanto, alguns marcos importantes incluem:
*
início da década de 1950: Sistemas iniciais como a GM-NAA E/S (General Motors-North American Aviation Input/Saída) mostraram algumas características dos sistemas operacionais, gerenciando recursos como unidades de fita. Estes eram muito rudimentares e específicos para seu hardware.
*
final da década de 1950 - início da década de 1960: Sistemas como o Atlas Supervisor (para o computador Atlas) e o IBM IBSYS começaram a solidificar o conceito de um sistema operacional como uma camada de software distinta que gerencia os programas de hardware e usuário.
*
1960s: O desenvolvimento de sistemas operacionais de compartilhamento de tempo, como o CTSS (sistema compatível de compartilhamento de tempo) e o Multics, foi um grande salto em frente, permitindo que vários usuários interajam com um computador simultaneamente.
Portanto, não há uma única "data de introdução". O desenvolvimento de sistemas operacionais foi um processo que se estendeu por vários anos, com sofisticação e funcionalidade crescentes ao longo do tempo. A década de 1950 viu a gênese da idéia, enquanto a década de 1960 viu o desenvolvimento de recursos mais reconhecidos do sistema operacional.