`System.ini` é um arquivo de configuração herdado usado em versões mais antigas do Microsoft Windows (pré-janelas XP). Ele continha configurações cruciais do sistema que determinaram como o Windows interagiu com hardware e software. Pense nisso como um painel de controle central armazenado em um arquivo de texto.
O arquivo continha várias seções, cada uma delineada por colchetes `[]`, especificando diferentes áreas de configuração do sistema. Essas seções incluíram configurações para:
* hardware
: Drivers para dispositivos como impressoras, ratos e cartões de som. Isso determinou quais janelas de hardware reconheciam e como se comunicava com ele.
*
Configurações do sistema: Opções que afetam o comportamento geral do Windows, como gerenciamento de memória, resolução de tela e processo de inicialização.
* Software
: Informações sobre aplicativos carregados e suas configurações associadas.
Por que é amplamente obsoleto? As versões do Windows XP e posteriores se afastaram do `System.ini` e` win.ini` (outro arquivo de configuração importante) para um sistema de registro mais robusto e organizado. O registro é um banco de dados hierárquico que armazena as configurações do sistema e do aplicativo de uma maneira mais estruturada e gerenciável. Embora os remanescentes de algumas configurações ainda possam existir em versões mais recentes do Windows, a manipulação direta do `System.ini` não é recomendada e geralmente desnecessária. As alterações feitas através das interfaces adequadas do sistema (painel de controle, etc.) modificarão o registro, não o arquivo `System.ini`.
Em resumo, o `System.ini` era uma parte vital dos sistemas operacionais mais antigos do Windows, mas agora é em grande parte um artefato histórico substituído pelo registro do Windows muito mais sofisticado.