Método 1:Usando o BIOS 1. Reinicie o seu computador e entre no BIOS. A tecla a ser pressionada para entrar no BIOS varia dependendo da placa-mãe, mas normalmente é F1, F2, F10 ou Del.
2. Uma vez na BIOS, procure uma seção chamada “Fan Control” ou “Hardware Monitor”.
3. Encontre a configuração do ventilador que deseja controlar e altere-a para a velocidade desejada.
4. Salve suas alterações e saia do BIOS.
Método 2:usando software de terceiros Existem vários aplicativos de software de terceiros que podem ser usados para controlar a velocidade do ventilador no Windows 10. Algumas opções populares incluem:
*
SpeedFan *
Monitor Argus *
Pós-combustão MSI Esses aplicativos normalmente oferecem controle mais detalhado sobre a velocidade do ventilador do que o BIOS. Eles também podem ser usados para criar perfis de ventilador personalizados que ajustam a velocidade do ventilador com base na temperatura ou em outros fatores.
Método 3:usando o registro do Windows Você também pode controlar a velocidade do ventilador no Windows 10 editando o Registro do Windows. Este método é mais avançado e só deve ser usado se você estiver familiarizado com a edição do Registro.
Para editar o Registro, siga estas etapas:
1. Abra o Editor do Registro pressionando a tecla Windows + R, digitando “regedit” e pressionando Enter.
2. Navegue até a seguinte chave:
```
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\FanControl
```
3. No painel direito, clique duas vezes no valor “Target” e altere-o para o valor desejado. O valor é uma porcentagem, portanto, um valor de 50 definiria a velocidade do ventilador em 50%.
4. Clique em OK para salvar suas alterações.
Observação: Editar o Registro do Windows pode ter consequências indesejadas, portanto, faça backup do seu Registro antes de fazer qualquer alteração.