A tecnologia CMOS (complementar a tecnologia de óxido de óxido de metal) não tem inerentemente desvantagens * sobre * PMOs e NMOs sozinhos. O CMOS * usa * os transistores PMOS e NMOS de maneira complementar para alcançar suas vantagens. As desvantagens dos CMOs são comparadas a * outras * famílias lógicas, não às suas partes constituintes.
No entanto, se reformularmos a pergunta para comparar os CMOs aos circuitos construídos apenas com PMOS ou NMOs (que raramente são usados na lógica digital moderna, exceto em casos muito especializados), podemos identificar algumas desvantagens comparativas:
*
Maior complexidade: Os circuitos CMOS são mais complexos para projetar e fabricar do que os circuitos puramente PMOs ou NMOS para uma determinada função lógica. Isso ocorre porque cada portão lógica requer transistores de PMOs e NMOS.
*
Custo de fabricação mais alto (ligeiramente): Embora a diferença seja marginal com os processos de fabricação modernos, a necessidade de ambos os tipos de transistores no CMOS aumenta ligeiramente o custo de fabricação em comparação com um processo apenas simples de PMOS ou somente de NMOS (embora outros fatores como o consumo de energia muitas vezes superem isso).
*
Susceptibilidade de trava (embora mitigada): Sob certas condições, os transistores bipolares parasitários na estrutura do CMOS podem ser ativados, levando a uma condição de trava-um curto-circuito destrutivo. Técnicas cuidadosas de design e fabricação minimizam esse risco, mas é uma questão potencial não presente em circuitos simples de PMOS/NMOS (embora esses tenham seus próprios modos de falha).
É crucial entender que essas "desvantagens" são mínimas quando comparadas às vantagens esmagadoras que o CMOS oferece:
*
baixo consumo de energia estática: Esta é a principal vantagem. Nas CMOs, os transistores estão totalmente "em" ou totalmente "desligados" em seus estados estáveis, minimizando o vazamento de corrente. Os circuitos PMOS/NMOS têm consumo significativo de energia estática.
*
Velocidade mais alta: Os circuitos CMOS geralmente oferecem velocidades de comutação mais altas devido à sua potência estática e estrutura simétrica mais baixa.
*
Imunidade de ruído: Os circuitos CMOS são menos suscetíveis ao ruído em comparação com as famílias lógicas de transistor único.
Portanto, a questão é inerentemente falha. O CMOS usa os pontos fortes dos PMOs e NMOs para superar as limitações de usar apenas um deles, resultando em uma tecnologia muito superior para a maioria dos aplicativos digitais.