1. Poesia Épos é um gênero de poesia que conta uma narrativa longa e contínua. Normalmente é escrito em versos e pode ter um tom sério ou cômico. Alguns dos exemplos mais famosos de poesia épica incluem a Ilíada e a Odisséia de Homero, a Eneida de Virgílio e a Divina Comédia de Dante Alighieri.
2. Ficção em prosa O épico também pode ser usado na ficção em prosa, normalmente na forma de um romance. Alguns dos exemplos mais famosos de romances épicos incluem Guerra e Paz, de Leo Tolstoy, Os Irmãos Karamazov, de Fyodor Dostoevsky, e Ulisses, de James Joyce.
3. Drama O épico também pode ser usado em dramatizações, normalmente na forma de uma peça. Alguns dos exemplos mais famosos de peças épicas incluem Hamlet de William Shakespeare, Édipo Rex de Sófocles e As Bacantes de Eurípides.
4. Cinema e televisão O épico também pode ser usado no cinema e na televisão, normalmente na forma de filme ou série de TV. Alguns dos exemplos mais famosos de filmes épicos e séries de TV incluem a trilogia O Senhor dos Anéis, Game of Thrones e The Wire.
5. Videogames Epos também pode ser usado em videogames, normalmente na forma de RPG (RPG). Alguns dos exemplos mais famosos de RPGs épicos incluem The Witcher 3:Wild Hunt, Skyrim e Final Fantasy VII.
6. Música O épico também pode ser usado na música, normalmente na forma de ópera ou sinfonia. Alguns dos exemplos mais famosos de óperas e sinfonias épicas incluem The Ring Cycle de Richard Wagner, a Symphonie Fantastique de Hector Berlioz e a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven.
7. Arte O épico também pode ser usado na arte, normalmente na forma de pintura ou escultura. Alguns dos exemplos mais famosos de pinturas e esculturas épicas incluem A Última Ceia de Leonardo da Vinci, A Criação de Adão de Michelangelo e O Pensador de Auguste Rodin.