As operações de uma VPN podem ser divididas em várias etapas importantes:
1.
Iniciação de conexão: O usuário inicia uma conexão com um servidor VPN iniciando o software cliente VPN e selecionando um servidor.
2.
Criptografia: Uma vez conectado, todo o tráfego de rede de saída do dispositivo do usuário é criptografado. Essa criptografia usa algoritmos criptográficos para embarcar nos dados, tornando -o ilegível para quem intercepta a comunicação, exceto o destinatário pretendido (o servidor VPN).
3.
tunelamento: Os dados criptografados são então encapsulados em um "túnel" seguro. Este túnel é uma conexão virtual e criptografada que viaja pela Internet pública. Pense nisso como um pacote selado dentro de uma remessa maior. A embalagem (tunelamento) protege o conteúdo (dados).
4.
transmissão pela Internet: Os dados criptografados e túneis viajam pela Internet pública para o servidor VPN. É aqui que a infraestrutura de rede do provedor de VPN desempenha um papel vital.
5.
Decripção no servidor VPN: O servidor VPN recebe os dados criptografados e os descriptografa usando a mesma chave criptográfica usada pelo cliente. Isso revela os dados originais e não criptografados.
6.
Transmissão de dados para o destino: Os dados descriptografados são então transmitidos ao seu destino final (por exemplo, um site, servidor de aplicativos) por meio da rede do provedor VPN. O endereço IP real do usuário é mascarado e o endereço IP do servidor VPN é usado.
7.
Retornar tráfego: A resposta do destino segue um caminho semelhante ao reverso. O servidor envia os dados para o servidor VPN, que o criptografa, o afunda e o envia de volta ao dispositivo do usuário para descriptografia.
8.
terminação: Quando o usuário se desconecta da VPN, o túnel criptografado é fechado e todo o tráfego adicional é tratado sem proteção da VPN.
em suma: As operações principais de uma VPN envolvem criptografia, tunelamento e uso de um servidor remoto para mascarar o endereço IP do usuário e criptografar seu tráfego na Internet. Todo o processo cria uma conexão privada e segura em redes potencialmente inseguras.