Deixar o seu PC conectado constantemente enquanto não estiver em uso não necessariamente * danificará * na maneira como um componente quebrado o faria, mas pode contribuir para vários efeitos negativos ao longo do tempo:
*
Aumento do desgaste na fonte de alimentação: A fonte de alimentação está funcionando constantemente, mesmo quando o computador está desligado (embora esteja funcionando menos duro). Isso contribui para uma vida útil mais curta, potencialmente levando ao fracasso mais cedo do que se fosse desconectado ocasionalmente.
*
Lei de eletricidade mais alta: Esta é a desvantagem mais óbvia. Mesmo em um estado de "sono" ou "off", seu PC ainda desenha uma pequena quantidade de energia. Isso aumenta com o tempo.
*
Aumento do calor: A fonte de alimentação e outros componentes geram uma pequena quantidade de calor, mesmo quando o computador não está funcionando ativamente. Embora isso geralmente não seja um problema importante, a geração de calor consistente pode contribuir para a degradação dos componentes a longo prazo.
*
Risco um pouco maior de surtos de energia: Embora menos provável, deixar o PC conectado aumenta sua exposição a possíveis surtos de energia que podem danificar os componentes. Um protetor de surto mitiga esse risco, mas não o elimina completamente.
em suma: Não é uma questão catastrófica, e muitas pessoas fazem isso sem problemas. No entanto, desconectar o PC quando não estiver em uso por períodos prolongados (por exemplo, durante a noite, enquanto estiver fora por vários dias) prolongará sua vida útil e economizará uma pequena quantidade de eletricidade. O benefício não é enorme, mas está lá.