Para criar uma máquina virtual (VM) a partir de um arquivo de disco de máquina virtual (VMDK) no VMware, siga estas etapas:
Etapa 1:Abra o VMware Workstation ou o VMware vSphere Client. - Se você estiver usando VMware Workstation, abra o aplicativo.
- Se você estiver usando o VMware vSphere Client, conecte-se ao servidor vSphere e abra o vSphere Client.
Etapa 2:Vá até o menu "Arquivo" e selecione "Nova Máquina Virtual". - Um assistente para criar uma nova máquina virtual será aberto.
Etapa 3:selecione "Personalizado" e clique em "Avançar". - Esta opção permite definir manualmente as configurações da sua máquina virtual.
Etapa 4:selecione a opção "Arquivo de imagem de disco do instalador (iso)" e clique em "Procurar". - Navegue até o local onde seu arquivo VMDK está armazenado e selecione-o.
- Clique em “Abrir” para carregar o arquivo VMDK no assistente.
Etapa 5:verifique o caminho do arquivo VMDK e clique em "Avançar". - O assistente detectará automaticamente o sistema operacional instalado no arquivo VMDK.
Etapa 6:insira um nome para sua máquina virtual e selecione o sistema operacional convidado. - No campo “Nome”, insira um nome para a máquina virtual.
- Na seção "Sistema operacional convidado", selecione a versão do sistema operacional instalado no arquivo VMDK.
Etapa 7:Selecione a quantidade de memória (RAM) a ser atribuída à máquina virtual e clique em "Avançar". - Escolha uma quantidade apropriada de RAM com base nos requisitos do sistema operacional e em quaisquer aplicativos que você planeja executar na máquina virtual.
Etapa 8:selecione o tipo de rede (ponte, NAT ou somente host) e clique em "Avançar". - Escolha o tipo de rede apropriado com base nos seus requisitos de rede.
Etapa 9:Especifique o espaço em disco da máquina virtual e clique em "Avançar". - O assistente alocará automaticamente uma quantidade recomendada de espaço em disco para a máquina virtual. Você pode ajustar esse valor, se necessário.
Etapa 10:revise o resumo das configurações da sua máquina virtual e clique em "Concluir". - Verifique se todas as configurações estão corretas e clique em “Concluir” para criar a máquina virtual.
Depois que a máquina virtual for criada, você poderá iniciá-la e começar a usá-la como qualquer outra máquina virtual.