Existem algumas maneiras de verificar se outra pessoa está usando seu computador.
1. Verifique o monitor de atividades. *Windows*:Pressione Ctrl+Shift+Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas. Clique na guia “Usuários” e procure nomes de usuário desconhecidos.
*Mac*:pressione Command+Barra de espaço para abrir a Pesquisa Spotlight. Digite "Monitor de Atividade" e pressione Enter. Clique na guia “Usuários” e procure nomes de usuário desconhecidos.
2. Verifique o histórico de login. *Windows*:Vá ao menu Iniciar e clique em “Configurações”. Clique em “Contas” e depois em “Opções de login”. Role para baixo até a seção "Outros usuários" e procure nomes de usuário desconhecidos.
*Mac*:Abra o aplicativo Preferências do Sistema e clique em “Usuários e Grupos”. Clique na guia "Opções de login" e procure nomes de usuário desconhecidos.
3. Verifique os registros de eventos. *Windows*:Abra o aplicativo Event Viewer pressionando a tecla Windows + R e digitando "eventvwr.msc". Expanda a seção “Logs do Windows” e clique em “Segurança”. Procure quaisquer eventos com o ID de evento 4624 que tenham o “Tipo de logon” definido como “Rede”.
*Mac*:abra o aplicativo Console pressionando Command+Barra de espaço e digitando "Console". Procure mensagens que digam “Login bem-sucedido” ou “Falha no login”.
4. Use um scanner de segurança. Existem vários scanners de segurança disponíveis que podem ajudá-lo a detectar se outra pessoa está usando seu computador. Algumas opções populares incluem Malwarebytes, Spybot e Avast.
5. Monitore o tráfego da sua rede. Se você notar alguma atividade incomum na rede, é possível que outra pessoa esteja usando o seu computador. Você pode monitorar o tráfego da sua rede usando uma ferramenta como Wireshark ou Netstat.
Se você encontrar alguma evidência de que outra pessoa está usando seu computador, tome medidas para protegê-lo e evitar acesso não autorizado.