A recuperação de arquivos do diretório “perdido + encontrado” normalmente requer privilégios administrativos e o uso de ferramentas especializadas de recuperação de dados ou do terminal. Aqui está um método baseado em terminal para recuperar arquivos “perdidos + encontrados” em sistemas baseados em Unix como Linux e Mac:
1. Terminal aberto: - No Linux:pressione
Ctrl +
Alt +
T ou encontre o aplicativo Terminal.
- No Mac:Abra a pasta “Aplicativos” e inicie o “Terminal”.
2. Mude para o diretório "perdido+encontrado": - Digite o seguinte comando para navegar até o diretório “lost+found”:
```
cd /perdido+encontrado
```
3. Verifique as permissões dos arquivos: - Certifique-se de ter permissões para ler e modificar os arquivos encontrados digitando:
```
ls-la
```
- Se algum arquivo não tiver permissões de leitura ("r") ou gravação ("w"), corrija-o usando comandos como:
```
sudo chmod u+r “nome do arquivo”
```
4. Criar diretório de recuperação: - Crie um novo diretório para armazenar os arquivos recuperados:
```
mkdir arquivos_recuperados
```
5. Mova os arquivos para o diretório de recuperação: - Mova os arquivos encontrados de "lost+found" para o novo diretório "recovered_files":
```
mv * arquivos_recuperados
```
6. Resolva a integridade do arquivo (se necessário): - A recuperação de fragmentos de arquivos geralmente requer etapas adicionais para reconstruir dados corrompidos. Consulte soluções e ferramentas de recuperação de arquivos para esforços adicionais de recuperação.
7. Restaurar estrutura de diretório (opcional): - Esta etapa tenta restaurar a estrutura de diretórios original, mas nem sempre é eficaz devido a arquivos fragmentados:
```
cd recuperado_arquivos
encontrar . -exec mv '{}' . \;
```
8. Verifique os arquivos recuperados: - Agora, inspecione o diretório "recovered_files" e mova os arquivos utilizáveis para onde você precisar deles.