1. Interrupção do relógio Uma interrupção do relógio ocorre em um intervalo de tempo regular, que geralmente é determinado pelo relógio do hardware.
2. Finalidade das interrupções do relógio *
Programação de Processos :As interrupções de clock são normalmente usadas para antecipar processos de longa execução e dar a outros processos prontos a chance de serem executados.
*
Agendando a execução de Daemons :Daemons são tarefas em segundo plano em execução constante em sistemas operacionais modernos.
*
Aplicativos em tempo real :O agendamento baseado em relógio permite o uso de aplicativos em tempo real. Uma aplicação em tempo real, como uma aplicação multimídia, exige que sua execução seja sincronizada com o mundo real, de forma que suas ações sejam realizadas dentro de intervalos de tempo especificados.
*
Multitarefa e compartilhamento de tempo :As interrupções de clock são usadas para suportar ambientes multitarefa, onde várias tarefas podem ser executadas simultaneamente em um único processador. Com a ajuda da interrupção do clock, o tempo da CPU é compartilhado entre várias tarefas em execução por meio da troca de contexto.
*
Programação Round-Robin :O agendamento preemptivo baseado em prioridade pode aproveitar as interrupções do relógio para implementar o agendamento round-robin.
3. Como funciona?
A duração do intervalo de tempo entre as interrupções do relógio costuma ser chamada de "quantum de tempo" ou "fatia de tempo". Por exemplo, no popular Linux sistema operacional, o quantum de tempo padrão é geralmente 10 milissegundos (ms). Quando um processo é agendado pela primeira vez para execução, o relógio do hardware registra a hora atual do sistema. Posteriormente, o processo começa a ser executado. Então, uma vez decorrido o quantum de tempo pré-especificado, uma interrupção de clock incêndios. O relógio do hardware registra novamente a hora do sistema e calcula o tempo gasto pelo processo que estava em execução desde a interrupção do relógio anterior. Dependendo da política de escalonamento específica, o escalonador permite que o processo continue sua execução ou o antecipa.