Etapa 1:Escolha a placa-mãe certa O primeiro passo para habilitar a RAM de canal duplo é certificar-se de que sua placa-mãe suporta isso. RAM de canal duplo requer uma placa-mãe com dois (ou mais) canais de memória. A maioria das placas-mãe modernas suporta RAM de canal duplo, mas é sempre uma boa ideia verificar as especificações da sua placa-mãe para ter certeza.
Etapa 2:Instale a RAM Depois de confirmar que sua placa-mãe suporta RAM de canal duplo, você pode instalar a RAM. Ao instalar a RAM, é importante inserir os módulos nos slots corretos. O manual da placa-mãe mostrará quais slots usar para RAM de canal duplo.
Etapa 3:Habilitar RAM de canal duplo no BIOS Depois que a RAM estiver instalada, você precisará habilitar a RAM de canal duplo no BIOS. Para fazer isso, você precisará entrar no BIOS pressionando a tecla apropriada durante o processo de inicialização. A tecla que você precisa pressionar varia dependendo do fabricante da placa-mãe.
Quando estiver no BIOS, você precisará encontrar a configuração para RAM de canal duplo. A localização desta configuração irá variar dependendo do fabricante da placa-mãe. Consulte o manual da placa-mãe se precisar de ajuda para encontrar a configuração.
Etapa 4:salve suas alterações e saia do BIOS Depois de habilitar a RAM de canal duplo, você precisa salvar suas alterações e sair do BIOS. Para fazer isso, pressione a tecla especificada na tela.
Etapa 5:verifique se a RAM de canal duplo está ativada Depois de sair do BIOS, você pode verificar se a RAM de canal duplo está habilitada verificando o Gerenciador de Tarefas do Windows. Para fazer isso, pressione Ctrl+Shift+Esc e clique na guia "Desempenho". Na seção “Memória”, você deverá ver “Dual Channel” listado em “Tipo de memória”.
Se você vir “Dual Channel” listado, então você habilitou com sucesso a RAM de canal duplo.