AIX significa Executivo avançada Interactive. É um sistema operacional UNIX produzido pela IBM e vendido comercialmente para estações de trabalho e servidores. AIX suporta a montagem de imagens ISO , que são cópias digitais de CDs, DVDs e outros formatos ópticos. Arquivos ISO armazenar mais do que os dados sobre o disco , à medida que armazenar a disposição real do disco e em que a informação é armazenada no seu interior . Ao montar uma imagem ISO, você pode criar um drive virtual para carregar cópias de discos de backup . Montar uma ISO em AIX é um processo simples , mas requer uma breve análise do seu arquivo ISO . Instruções
1
Entrar no terminal AIX , se você não tiver já.
2
Navegue até o diretório que contém a imagem ISO , digitando " cd /path /to /isofolder "substituindo " /path /to /isofolder " com o diretório onde você armazenou o arquivo .
3
Obter o tamanho do arquivo. Você deve saber isso para reservar espaço para a imagem. Digite " ls- alF " para obter uma lista de o conteúdo do diretório com informações de tamanho .
4
Reserve espaço para a imagem do disco em múltiplos de 128. Então, se eu precisar de 780 megabytes de espaço para o arquivo, vou precisar de reservar 896 megabytes , como é que o maior múltiplo mais próximo de 128. Digite " mklv -y cdlv -sn- L /dev /cdlv rootvg 896M hdisk0 " sem as aspas. Substituir " hdisk0 " com a unidade física que você está armazenando o arquivo em . Você pode ver a unidade , digitando " du " no console para exibir o uso do disco atual. Substituir " 896M " com o múltiplo de 128 você está reservando no espaço.
5
Use o UNIX " dd " comando para copiar uma representação exata do arquivo ISO com o volume que você criou usando o comando mklv .
Tipo
: " dd if = /opt/backups/backup-10-23.iso of = /dev /cdlv " sem as aspas. Altere o "se" o parâmetro para a localização do seu arquivo ISO .
6
Carregue o novo CD -ROM virtual no AIX , criando um ponto de montagem. Digite " mount- v cdrfs -o ro /dev /cdlv /mnt /iso " sem as aspas para montar o CD -ROM em "/mnt /iso ".
7
Navegue para o " /mnt /diretório iso " e trabalhar com o arquivo como se fosse um CD -ROM físico ou DVD-ROM.