A fonte de alimentação de 5 volts é essencial para o funcionamento do computador . Se as quedas de tensão , torna-se ruidoso, ou desenvolve abandono intermitentes , o computador pode produzir falhas aleatórias ou parar de funcionar completamente . A maioria das fontes de alimentação usar 5 volts em um circuito feeback para regular outras tensões de saída . O circuito que realiza esta função é chamada uma largura de impulso modulada de alimentação . Usando Pulsed DC para desenvolver AC
Um modulador de largura de pulso funciona colocando pulsada de corrente contínua ( DC ) para o lado primário de um transformador . Esta pode ser a partir de uma bateria de CC , ou o CC podem ser provenientes de uma corrente alternada rectificada . Normalmente , colocando DC para o lado primário de um transformador que não produzem nenhuma saída , porque não há campo magnético expandindo e recolhendo para desenvolver uma tensão . Mas se o CC é ligada e desligada rapidamente , os pulsos têm o mesmo efeito . Elas induzem AC no lado secundário do transformador. O secundário tem várias torneiras e retificadores para produzir 5 volts, 12 volts, -12 volts e 24 volts.
Largura de Pulso Monitor de
A comutação de circuitos consiste de um transistor que funciona como um interruptor e um chip de PWM que monitoriza a saída de +5 volt a partir do secundário do transformador , comparando-a com uma tensão de referência . A tensão de referência é precisamente regulada por um diodo zener . Quando os 5 volts cai abaixo da referência , o chip PWM muda a largura dos impulsos através do primário do transformador . O aumento da corrente faz com que as tensões laterais secundárias a subir . Quando os cinco volts sobe acima da referência , o chip PWM reduz os impulsos , reduzindo a corrente através do primário e reduzindo as tensões no secundário . O chip PWM opera em 40 kilohertz , ou 40.000 pulsos por segundo.
Inspeção Visual
Faça uma inspeção visual cuidadosa antes de iniciar qualquer solução de problemas. Olhe atentamente para quaisquer capacitores eletrolíticos com extremidades abauladas , especialmente se a fonte de alimentação é velho. Capacitores velhos secar e falhar. Procure montagem em superfície capacitores que mostram fissuras ou sinais de carbonização . Inspecione diodos de vidro de perto como eles podem quebrar e tornar-se intermitente.
Solucionando as tensões de saída
Desde uma largura de pulso modulada alimentação é controlada por feedback dos 5 volts no secundário do transformador , um componente defeituoso em loop de feedback , que fará com que o fornecimento de energia para deixar de funcionar . Aqui estão alguns pontos a verificar com um voltímetro digital. Procure na entrada de energia do transformador para uma tensão DC . Se está tudo bem , olhar para cada saída de tensão no lado secundário . Se nenhum deles funciona, há uma boa chance de o chip PWM ou circuitos relacionados falhou. Mas se tudo funciona , exceto para as 5 volts , o PWM está funcionando eo problema está em algum lugar entre o ponto de retorno e a tensão de saída da placa . Muitas vezes, há capacitores de filtro , bloqueando diodos, e pequenos indutores em cada saída de tensão e, em qualquer um desses componentes pode falhar.
Solução de problemas do circuito PWM
Outros componentes pode causar uma falha de alimentação de +5 volts . Filtrar capacitores perto do chip PWM pode se tornar permeável , permitindo que as tensões a flutuar e causando estragos na saída do transformador. O chip PWM ou o interruptor transistor pode falhar. O oscilador que fornece o sinal de 40 kilohertz pode falhar.