? Você não pode unformat uma unidade, embora você pode ser capaz de restaurar os arquivos que existiam sobre ela antes de formatou. Uma vez que você formatar um disco , você excluir arquivos importantes do Windows que ajudam a encontrar todos os seus outros arquivos. Ao aprender mais sobre a formatação, você pode obter uma melhor compreensão de por que ele não pode ser desfeita. Formatando
Quando você formata um disco, você prepará-lo para ser usado pelo seu sistema operacional . Ao contrário da crença popular, formatar o disco não é necessariamente apagar todas as informações sobre ele. Quando você formata a unidade com um sistema de arquivos específico, como NTFS, você organizar a unidade de tal forma que ele possa ser utilizado por um sistema operacional específico. No caso do NTFS, que o sistema operacional é o Windows . Em termos práticos , no entanto, a formatação do disco significa perder o acesso a todos os dados que você tem armazenado nele.
NTFS
NTFS é o esquema de formatação de disco usado por Windows. É composto por vários componentes, incluindo o MFT e o diário USN . A MFT , ou o Master File Table , é um tipo de índice que mantém o controle de onde cada arquivo está armazenado , quando a criou e quando você modificou por último . Quando você acessar os arquivos através do Windows , ele usa o MFT para procurá-los e abri-los . Quando você formatar o disco, você exclui o MFT , deixando o Windows com nenhuma maneira de saber onde procurar por seus arquivos.
Os dados originais
A MFT é apenas um índice, e como tal, excluí-lo quando você formato não exclui os dados a que se refere. Quando você salva um arquivo em seu disco rígido, ele é salvo em uma pequena parte da unidade, chamada de setor. Mesmo após a formatação, esses arquivos permanecem nos setores onde foram originalmente salvos até que você salve arquivos novos. Se esses novos arquivos substituir os dados do setor, ele está perdido para sempre.
Recovery Software
Alguns produtos de software afirmam ser capazes de recuperar dados mesmo depois de ter formatado uma unidade . Estes produtos consultar os seus setores de disco rígido diretamente , contornando o sistema operacional. Mesmo que estes produtos podem recuperar arquivos em grupos , não há nenhuma garantia de que você será capaz de usá-las para recuperar qualquer arquivo específico. Por exemplo, quando você formata um disco , NTFS reserva cerca de 12 por cento da unidade para a MFT . Quaisquer dados antigos nesses setores é obliterado imediatamente. Se você instalar o Windows para a unidade , reserva espaço para si também.