Geralmente, não. O executor testamentário é responsável pela distribuição dos bens do patrimônio de acordo com os termos do testamento ou, na falta de testamento, de acordo com as leis do intestino. Isso significa que o executor não pode simplesmente tirar do patrimônio tudo o que quiser, inclusive equipamentos de informática.
No entanto, existem algumas exceções a esta regra. Por exemplo, se o testamento conceder especificamente ao executor o direito de retirar determinados bens do património, então ele poderá fazê-lo. Além disso, se o executor precisar usar determinados ativos do patrimônio para administrá-lo, ele também poderá fazê-lo.
Em todos os casos, o executor deve agir no melhor interesse do património e dos beneficiários. Isto significa que não podem simplesmente tirar o que quiserem do património sem ter em conta os direitos dos outros beneficiários.
Se você é executor testamentário de um patrimônio, é importante estar ciente de seus deveres e responsabilidades. Você também deve consultar um advogado para ter certeza de que está tomando as medidas corretas na administração do patrimônio.