Se você está trabalhando como um administrador de sistemas de uma empresa , seja quão grande ou pequeno , uma de suas responsabilidades seria administrar um servidor. Você também pode administrar seu próprio servidor em casa, se você quiser compartilhar recursos ou documentos provenientes de um computador que irá funcionar como um servidor. Este artigo só abrangerá, em um alto nível , como administrar um servidor Windows. Coisas que você precisa
servidor Windows 2000/2003
conexão de rede
software Anti -virus software
Firewall
Encryption
Net back up site
Off backup repositório < br >
Visualizar Mais instruções
1
Instalar o sistema operacional Windows Server (Windows 2000 ou Windows 2003) . Deixe o assistente correr escolher principalmente a métodos típicos padrão ou . Criar partições apropriadas com base em suas necessidades do servidor . Certifique-se de nomear ou definir o servidor como parte do domínio.
2
Instale o software anti -vírus, firewall e software Microsoft Windows atualizador. Tendo estes três proteções básicas pode garantir que seu servidor estará a salvo de vírus e hacks. Adicionar criptografia e segurança extra quando necessário. Existem diversos softwares disponíveis no mercado para você escolher.
3
networking Set-up . Certifique-se de que você está na rede. Vá para o " Painel de Controle" e escolha a opção " Conexões de Rede ". Lá você vai escolher o tipo de conexão que você configurou em sua infra-estrutura . Se você estiver administrando um servidor em uma grande empresa , você provavelmente teria o seu LAN venceu (Rede Are Local) que está ligado a uma ainda maior ou mais largo de conexão, como WAN ( Wide Area Network) . Certifique-se de que você está conectado a um switch que é ligado ao roteador que está conectado ao circuito. Em grandes empresas do lado da rede é administrada por um grupo diferente , muitas vezes referido como o grupo de rede . A rede de lay-out e infra-estrutura deve estar pronto antes de começar a configurar o seu servidor .
4
Teste suas conexões de rede. Certifique-se de que você pode enviar "pings" para as outras conexões na sua rede local. Você pode verificar primeiro se você pode ver o seu próprio endereço IP , vá para " Iniciar> Executar > ". Em seguida, digite CMD . O prompt de comando geralmente uma janela preta iria aparecer onde há um cursor piscando. Lá você pode digitar " ipconfig /all ". Você será capaz de ver o seu endereço IP, o IP do seu sub-rede eo IP do seu gateway padrão. Certifique-se de fazer o ping esses IPs , digitando ping e endereço IP (ex. . Pingue 10.22.34.7 ) . Se ela retorna ping então você está na rede. Solucionar problemas de conexão, se nenhum destes testes básicos são bem sucedidos.
5
Verifique o ambiente de rede e veja se você pode encontrar outros sistemas e estações de trabalho em seu domínio. A maioria das estações de trabalho ou computadores que precisam compartilhar os recursos do servidor que você acabou de construir precisaria ser capaz de se conectar ao servidor. Certifique-se de que as permissões apropriadas foram criados para que esses membros do mesmo domínio que os reside servidor pode ter acesso aos recursos .
6
Gerenciar seu servidor, criando pastas e permissões. Seu servidor pode precisar de agir como um arquivo e servidor de impressão para garantir que quando você configurar as impressoras de rede que eles pertencem ao mesmo domínio.
7
Criar Usuário , Grupos , Pastas Pessoais Grupo ou Shared pastas e criar permissões em cada um. Use Active Directory ao criar certas permissões para essas tarefas.
8
Garantir que os backups incrementais diários e semanais backups completos do servidor são executadas. Você pode usar o Backup Exec Net para executar cada tarefa . Você também pode gerenciar os backups de vários servidores em uma LAN gerenciada por fazer um back-up através da rede utilizando software similar. Envie as fitas semanalmente para um armazenamento seguro fora do local para se manter seguro . Siga o seu empresas SLA ( Service Level Agreement ) em manter back ups . Alguns podem ser mantidos por 3 anos ou mais . Mantendo o back up fitas fora do local seria garantir que se algo acontecer ao seu servidor e sua localização , você pode facilmente recuperar os arquivos . Estes repositórios de fita fora do local são à prova de fogo e à prova de inundação .
9
Faça uma verificação de saúde do seu servidor em uma base diária . Executar medidas preventivas. Verifique se você ainda tem espaço em disco suficiente . Verifique se o seu tamanho do arquivo de paginação , faça testes de desempenho e ajustes de vez em quando . Realizar verificações periódicas dos serviços que estão sendo executados no seu servidor . Verifique os logs de erro , indo para o Visualizador de eventos , em seguida, analisar quaisquer erros ou alertas de como você vê-los.
10
Realizar a manutenção do sistema e atualizar , conforme necessário. Microsoft libera um patch de segurança ou vulnerabilidade cada segunda terça-feira de cada mês , certifique-se que você instale essas manchas após a referida versão. Teste seus patches de primeiro de uma QA ou ambiente de teste antes de instalar em seu servidor de produção. O Microsoft Windows Update pode executar as atualizações automaticamente. Instale as atualizações quando o servidor não estiver em uso para que os usuários não perderá dados que você deve reiniciar o servidor , que é frequentemente o caso depois remendar . Outros manutenção seria a atualização dos serviços de sistema operacional pacotes , atualizações de firmware e tempo de inatividade programado para solução de problemas.
11
Certifique-se de comunicar aos seus usuários qualquer tempo de inatividade , para que possam preparar-se para salvar seus arquivos de modo que eles não serão perdidos.
12
solucionar quaisquer problemas relacionados com o hardware do servidor , sistema operacional, software que reside em seu servidor , bem como permissões de usuário , arquivos , pastas , back ups e rede . Resolva os problemas em tempo hábil e trabalhar com fornecedores ou outras formas de apoio , conforme necessário. Manter os usuários atualizados sobre o status dos problemas ou questões para que eles saibam quando eles podem estar de volta a uma condição normal de trabalho.