Se você possui um desktop ou laptop, o computador precisa estar ligado de alguma forma . Mas uma vez que um computador está cheio de diferentes tipos de circuitos eletrônicos , muitos dos quais trabalham com tensões diferentes , uma simples ligação a uma tomada de parede simplesmente não será suficiente . Então, como vamos converter a energia elétrica proveniente da parede para algo que o computador pode usar? A fonte de alimentação foi projetada para este fim . O que faz uma fonte de alimentação ?
A fonte de alimentação é uma das peças mais importantes do seu sistema de computador. Para um PC desktop, ele converte a energia elétrica proveniente de sua tomada de parede (em os EUA , que é 110-120 volts corrente alternada , 60 Hz) em quatro sabores diferentes que o seu computador normalmente usa, tudo Corrente Contínua ( DC) : - 5 volts , 5 volts, 12 volts e -12 volts.
Além de suprir as necessidades de energia do computador , fonte de alimentação de um computador de mesa também fornece muito necessária refrigeração com sua ventoinha da fonte . Alguns computadores (tais como servidores, sistemas de jogos e PCs high-end ) têm várias fontes de alimentação com vários fãs . Isso resolve duas necessidades : . A crescente necessidade de energia devido a componentes de alta velocidade ou de alta carga de trabalho e aumento da capacidade de arrefecimento , já que componentes de alta velocidade e de alta carga de trabalho gerar uma grande quantidade de calor
A energia do laptop fornecimento , no entanto , é ligeiramente diferente . O trabalho de conversão de energia elétrica a partir de uma tomada de parede em algo um laptop pode usar é dividido entre dois componentes: o adaptador de energia externa ea fonte de alimentação interna. Um adaptador de energia portátil converte a eletricidade a partir de uma tomada de parede para algo que a fonte de alimentação interna pode usar . Tipicamente esta é uma tensão contínua mais elevada do que a mobilia de fornecimento de energia de mesa . O adaptador converte a energia que você começa na tomada da parede e converte-lo para outra tensão , geralmente entre 10 e 18 volts DC . De lá, a fonte de alimentação interna converte ainda mais a tensão para atender as necessidades do computador
AT Alimentação
Existem dois tipos principais de fontes de alimentação de computadores. : AT e ATX .
fonte de alimentação Um AT é o que foi utilizado para a maioria dos computadores mais antigos . Este tipo de alimentação alimentado os primeiros computadores pessoais feitas pela IBM, eo padrão foi adotado para outros fabricantes também. Especificamente, alimentado todos AT e AT compatível com placas-mãe .
A placa-mãe AT- compatível obteve a sua energia a partir de um conector de alimentação de duas partes especiais da fonte de alimentação AT . Este conector de alimentação continha quatro fios +5 V cc, quatro de terra (0 volts ) fios, um - 5 volt , um fio de 12 volts e um fio de -12 volts. O fio restante era um fio de sinal que permitiu que o fornecimento de energia para a placa-mãe dizer que "o poder é bom. " Com uma fonte de alimentação AT, que eram obrigados a desligar manualmente o computador, premindo o interruptor de alimentação (que geralmente era um dedicado interruptor On /Off) .
ATX Power Supply
Com os avanços em software e sistemas operacionais , os computadores poderiam fazer mais , como entrar no modo "Sleep" "Power -Save " ou . Software pode agora ser usado para desligar o computador , ao invés de ter que desligar um computador com um interruptor de alimentação. Isto foi tudo feito possível através do uso de fontes de alimentação ATX e placas-mãe ATX- compatíveis. A fonte de alimentação ATX , portanto, é mais complexa.
Fonte de alimentação Um ATX tem mais saídas que se conectam a uma placa-mãe ATX- compatível. Considerando que a fonte de alimentação AT tinha apenas 8 saídas , a fonte de alimentação ATX usa tanto 20 ou 24 saídas. A maioria das fontes de alimentação ATX levar em conta que uma placa-mãe ATX pode conter 20 ou 24 saídas , de modo que os extras 4 saídas são divididas , muitas vezes como um plug separado que só vai se encaixar de uma forma em um conector de placa-mãe 24 de saída.
a fonte de alimentação ATX também suporta mais configurações de tensão , e é capaz de aceitar sinais da placa-mãe ATX- compatível que não seja simplesmente " Power Good ". A fonte de alimentação de 24 pinos ATX tem o seguinte número de saídas , todas as voltagens DC: três +3,3 volts , oito terra ( 0 volts ), cinco +5 volts , um -5 volts , dois 12 volts , um -12 volts e quatro fios "sinal" ( " Power Good ", " 5 volts de espera ", "senso 3,3 volt" e " power on" ) .
Aviso
AT e fontes de alimentação ATX são incompatíveis com placas-mãe de cada um. Tentando modificar uma fonte de alimentação ATX para trabalhar com uma placa-mãe AT- compatível será vencida. As entradas extra em uma fonte de alimentação ATX não permitirá que a fonte de alimentação para funcionar corretamente , uma vez que existem mais entradas "sinal" sobre uma fonte de alimentação ATX do que há em uma placa-mãe AT .
Da mesma forma, uma ATX- placa-mãe compatível não irá funcionar com uma fonte de alimentação AT , porque há muito poucas variedades de tensão disponíveis . Todos os processadores de computador que são geração de Pentium MMX ou o uso mais recente de uma primária ( core) de tensão de 3,3 volts CC. Não há saídas de +3,3 volts em uma fonte de alimentação AT , portanto, qualquer tentativa de ligar uma placa-mãe ATX com uma fonte de alimentação AT irá danificar o processador do computador.
Que tipo Does My Use computador? < Br >
Se você tem um computador que foi fabricado a partir de 1997 , as chances são de que você tem uma fonte de alimentação ATX . A maioria dos sistemas operacionais modernos (pós- Windows 98) apoiar as funções de poder avançados que uma combinação de alimentação /placa-mãe ATX pode oferecer , como o modo de economia de energia /repouso . Se o seu computador foi fabricado anterior a 1997, que é muito mais provável que você tenha uma fonte de alimentação AT .